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Aluno(a) |
Francisco Ferreira Moreira |
Titulo |
As imagens infernais em Os Sertões e Ensaio sobre a Cegueira: uma leitura mitopoética |
Orientador(a) |
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Data |
05/04/2006 |
Resumo |
O presente trabalho desenvolve um estudo comparativo entre Os sertões de Euclides da Cunha e Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, analisando as imagens infernais como procedimentos de construção das narrativas. A articulação de tais procedimentos ocorre por conta de uma Crítica histórica associada à Crítica arquetípica como instrumentos teóricos de análise desenvolvidos por Northrop Frye. A análise se fundamenta no aspécto estrutural das obras com vistas a compreender como as imagens infernais se organizam no processo narrativo para construir um universo paradoxal ao mundo convencionalmente desejável ou ideal. Nesse sentido as análises demonstram que, embora o lugar de reflexão da civilização ocidental tenha sido teológico durante muito tempo, sempre colocando a existência do inferno em oposição ao paraíso, a evolução intelectual dos povos deslocou esse universo mítico-religioso, para o mundo estético, trazendo a expressão dos desejos humanos sob a forma de arte. De acordo com essa perspectiva verificou-se que as narrativas que compõem o corpus, não obstante à distância espacio-temporal entre elas e as particularidades estilísticas de cada autor, se edificam a partir do memso universo simbólico, recebendo um tratamento literário e não religioso, mas não se desviam da semântica constitutiva do modelo judaico-cristão.
Palavras-chave: Crítica arquetípica, crítica histórica, civilização ocidental, imagens infernais, mítico-religioso, modelo judaico-cristão e teológico. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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