UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Agda Adriana Zanela
Titulo Da memória de Damião à memória maranhense: os tambores de São Luís como romance de formação histórico
Orientador(a)
Data 29/03/2005
Resumo Este trabalho tem como objetivo a leitura de Os tambores de São Luís como romance de formação histórico, com base, principalmente, nas teorias de Mikail Bakhtin sobre o romance de formação realista e de Geog Lukács sobre o romance histórico. Inicialmente serão apresentadas a origem e conceituação do Bildungsroman, ou romance de formação, investigando-se as aproximações e distanciamentos entre a obra em questão e o paradigma do gênero, buscando demonstrar de que modo um gênero tão marcado historicamente pode ser assimilado pela literatura brasileira. Considerando-se a importância da relação entre sujeito, espaço e tempo para Bakhtin (2000), traçar-se-á a trajetória de formação do protagonista no espaço e, a partir da constatação de um traço simbólico no romance, procurar-se-á estabelecer uma aproximação entre a trajetória de formação de Damião e um processo iniciático, que tem a morte como seu principal rito de passagem. Em seguida, será analisado o tempo no romance, tanto como elemento estruturador da narrativa, por meio das anacronias, quanto o tempo histórico, transformador do homem e da realidade ao seu redor. Procurar-se-á, ainda, demonstrar a profunda ligação do protagonista com o tempo histórico vivido, fundamental para o romance de formação realista de Bakhtin. Essa relação será estabelecida principalmente por meio da identificação dos aspectos que aproximam o romance de Montello do romance histórico, de acordo com a perspectiva lukacsiana, o que torna possível considerar Os tambores de São Luís um Bildungsroman histórico.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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