|
|
Aluno(a) |
Raimundo Leontino Leite Gondim Filho |
Titulo |
Lavoura Arcaica: o narrador solto no meio do mundo |
Orientador(a) |
|
Data |
22/09/2005 |
Resumo |
Esta tese de doutorado intitulada Lavoura arcaica: o narrador solto no meio do mundo tem por objetivo analisar a figura do narradorfocalizador a partir da construção do discurso vinculado a uma memória narrativa, impregnada por um olhar memorialístico. A análise do romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, na figura do narrador protagonista André , vincula-se à categoria narrativa de modo, expressa na singular maneira que o autor encontrou para relatar uma história repleta de elementos que denotam a feição barroca do texto. O embasamento teórico da pesquisa provém de três tipos de estudo. Em primeiro lugar, dos ensaios críticos sobre a produção nassariana, especialmente aqueles que se restringem à obra Lavoura arcaica. Em segundo lugar, das propostas teóricas apresentadas por Walter Benjamin, Theodor Adorno e Silviano Santiago a respeito do narrador para, então, chegar-se às propostas formuladas por Gérard Genette em Figures III, levando-se em consideração um ou outro comentário de estudiosos do trabalho de Gérard Genette, seja através de citações diretas, seja por meio de leituras de dissertações e teses que traduzem os princípios explicitados pelo teórico francês. Em terceiro lugar, o narrador é recoberto pelas curvas elípticas do barroco. Acompanha-se a soltura do narrador, sua expansão livre dentro da história para, em seguida, traçar o seu perfil barroco. Os temas da memória e do olhar são recorrentes e se espraiam ao longo de toda a tese com diferentes nuances. Portanto, o estudo do romance baseia-se na descrição e análise da maneira como o narrador-focalizador constrói sua história e como, por ela, é construído. Mencione-se que a tese tem por princípio capital o estabelecimento de um diálogo com o romance de Raduan Nassar, fonte nascente do caráter ensaístico, por vezes poético, do texto. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|