|
|
Aluno(a) |
Sônia Yoshie Nakagawa |
Titulo |
Contos de Clarice Lispector e Guimarães Rosa |
Orientador(a) |
|
Data |
09/05/2005 |
Resumo |
A tese tem por objetivo estudar a transformação das personagens de quatro contos, que passam da condição de lendárias para históricas, seguindo a distinção estabelecida por Auerbach, em Mimesis. Ao analisar o texto de Homero e um relato bíblico, o estudioso destaca a complexidade maior presente na composição deste último, em que são evitadas a simplificação dos motivos e a caracterização estática das personagens. O corpus é constituído por Amor e São Marcos, por um lado, e A imitação da rosa e A hora e vez de Augusto Matraga, de outro lado; os primeiros contos de cada par são de Clarice Lispector e os dois seguintes são de Guimarães Rosa. Nas narrativas selecionadas, os protagonistas, a princípio, condizem com a fixação estática dos caracteres da lenda, por sua representação simplificada e unívoca. Percursos distintos os levam à condição de seres complexos e contraditórios, que comunicam, em sua composição, os percalços que os dotaram de densidade histórica. Para o aprofundamento do estudo da mudança dos protagonistas, os fundamentos sugeridos por Auerbach são completados por pressupostos teóricos e críticos que auxiliam as análises. Para o estudo das personagens, é utilizado o texto A personagem do romance, de Antonio Candido; para o estudo do tratamento do espaço, categoria narrativa decisiva quanto às mudanças dos protagonistas, as orientações principais são de Roland Bourneuf e Réal Ouellet em O universo do romance e Le récit poétique, de Jean-Yves Tadié. O estudo das narrativas também se apóia em ensaios críticos sobre a produção dos dois autores, como os de Antonio Candido, Álvaro Lins, Benedito Nunes, Walnice N. Galvão, Nádia Battella Gotlib, Olga de Sá, Maria Sylvia de Carvalho Franco, Regina Pontieri, Maria Célia Leonel e Tieko Y. Miyazaki. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|