|
|
Aluno(a) |
Iraides de Fátima Bogni Palermo |
Titulo |
O conto contemporâneo de Roberto Drummond uma abordagem discursivo-ideológica em que a carnavalização não é mera coincidência |
Orientador(a) |
|
Data |
15/04/2004 |
Resumo |
A necessidade de cadastrar a produção do conto brasileiro contemporâneo, dos anos 70-80 (séc.XX), e montar um corpus de pesquisa que construísse o conto e os contistas e os aspectos de sua contemporaneidade é o objetivo dessa pesquisa. Roberto Drummond e sua obra Quando fui morto em Cuba é o escritor selecionado. Os anos de chumbo da ditadura, assim como a indústria de cultura de massa e a sociedade de consumo, que determinaram seu estilo pop e carnavalesco de registrar com ironia e deboche a sociedade brasileira sob pressão militar, foram a direção para o casamento de arcabouços teóricos carnavalização bakhtiniana e retoricidade (semiótica das figuras) que se deduziram dialógicos e com pertinência para abarcar a pluridiversidade figurativa e temática da obra. Este recorte discursivo-ideológico das narrativas espera colaborar para visualizar o conto drummondiano e seus modos de narrar, assim como também visa a contribuir para uma leitura das marcas do conto contemporâneo no Brasil. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|