UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Anselmo Marques de Souza Caffé
Titulo Orfismo e Ascese na poesia de Mário de Sá-Carneiro
Orientador(a)
Data 14/04/2004
Resumo Desde a segunda metade do século XIX até o início do século XX observamos um crescimento da literatura que resistia ao “pensamento científico” por meio de uma arte imaginativa. Dois movimentos literários do final do século XIX: Decadentismo e Simbolismo destacam-se por uma postura contrária ao que se fazia na literatura até aquela época, isto é, o Naturalismo e Parnasianismo. Charles Baudelaire é considerado pelos poetas decadentes e simbolistas como o pai desses dois movimentos. As características da poesia de Baudelaire tornaram-se acentuadas nos poetas que o seguiram. Esta postura ultrapassou o século XIX e adentrou o século XX como influência para muitos autores de toda a Europa. Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro mostram-se tributários desta estética “fin de siècle”, o que podemos observar em suas obras. Mário de Sá-Carneiro é um dos mais importantes artistas da geração de “Orpheu”, que revolucionou a literatura portuguesa por meio de inovações vindas das modernas nações européias. Mas podemos notar uma tendência em usar uma linguagem esotérica no autor de “Dispersão”, não como Fernando Pessoa que o fez de maneira patente. A presença desta linguagem mística é uma metáfora da busca da Obra Perfeita. A metáfora surge na obsessão por imagens brilhantes, uma linguagem mística vinda do decadentismo e simbolismo. A dissertação de mestrado visa a demonstrar, em alguns poemas, a obsessão pelo brilho como uma linguagem mística, esotérica, o que contribuirá com os estudos sobre a poesia de Mário de Sá-Carneiro.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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