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Aluno(a) |
Agnes Teresa Colturato Cintra |
Titulo |
Caverna Mundo: paródia moderna em José Saramago, 2000 |
Orientador(a) |
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Data |
02/03/2004 |
Resumo |
Esta presente dissertação de mestrado está vinculada a uma leitura da obra da literatura portuguesa A Caverna, de José Saramago, cuja primeira edição data de 2000. Nesta leitura, procuramos identificar a paródia como o recurso de apropriação do mito da Caverna de Platão, que passa a ser matéria de significação e a matriz que estrutura esta ficção do final do século. É através do viés crítico que o recurso da paródia possibilita que a parábola pedagógica do filósofo grego seja transformada na parábola social contemporânea a história do oleiro Cipriano Algor. A ficção absorve, do modelo, o seu procedimento narrativo e discursivo a alegoria. Faz das linhas de força da parábola platônica - o caráter pedagógico e o símbolo ilustrativo os impulsos representativos e ilustrativos geradores de uma estrutura narrativa que privilegia a dualidade: enquanto uma seqüência, enfocando a dialética entre Cipriano e seu genro Marçal, registra a apropriação do mito platônico, outra, a ela entrelaçada, enfocando a dialética entre o barro e os oleiros Cipriano e sua filha Marta, registra um movimento de autoconsciência da própria escritura que se expõe como fazer ficcional. Diante de tal estrutura narrativa, o nosso olhar se divide entre perscrutar o paralelismo e a contradição que marcam a parodística relação intertextual e identificar os traços da leitura auto-crítica. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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