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Aluno(a) |
Cristiane Rodrigues de Souza |
Titulo |
Clã do jabuti: uma partitura de palavras |
Orientador(a) |
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Data |
30/04/2004 |
Resumo |
O livro de poemas Clã do jabuti (1927) nasce do desejo do poeta modernista em conhecer as notas profundas da musicalidade brasileira. No livro de 1927, o poeta trabalha a palavra da tradição popular recriando-a em versos e estrofes eruditos. Tons e melodias típicos do Brasil modas, acalantos, toadas, rondós, romances, sambinhas , colhidos pelo ouvido atento e sensível do poeta-pesquisador em meio à fala do povo brasileiro, ressurgem transformados mastigados pelo poeta (que come amendoim) do Clã do jabuti. A face musical de Mário ganha contornos expressivos no livro de 1927, embora comece a ser delineada em Paulicéia desvairada (1922) e em Losango cáqui (1926), livros de poemas anteriores ao Clã do jabuti, e permaneça no livro de poemas de 1930, Remate de males, harmonizando, assim, as múltiplas faces do poeta arlequinal. O estudo analítico do livro de 1927, em contraponto ao estudo dos dois primeiros livros modernistas de Mário de Andrade, desvela, portanto, a face musical e folclórica deste poeta múltiplo que configura-se e amadurece por meio da escritura poética de seus primeiros livros modernistas. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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