UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Brendon de Alcantara Diogo
Titulo Teatralização, distanciamento e representações da violência em Bacurau: relações entre teatro, cinema e sociedade
Orientador(a) Profa. Dra. Fabiane Renata Borsato
Data 12/11/2024
Resumo RESUMO
Partindo do cruzamento entre o teatro e o cinema, esta tese tem por objetivo analisar o filme brasileiro Bacurau (2019), dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, focando em sua aproximação com as estratégias formais do teatro épicobrechtiano. O estudo explora como as técnicas de distanciamento podem ser aproximadas à análise de Bacurau, especialmente através da desnaturalização da mise-en-scène, da dissonância entre música e ação, do rompimento com o heroísmo individualizante e de um roteiro repleto de contradições e profundas ironias, o que pode gerar um efeito de teatralização no filme. Esses efeitos também são rastreados nas trajetórias de Mendonça e Dornelles, evidenciando como Bacurau dialoga não só com a filmografia prévia dos realizadores, mas também com outras referências cinematográficas e literárias, tais como Glauber Rocha, John Carpenter e Euclides da Cunha. Por se tratar de uma obra que aciona variadas formas de violência, mobilizamos conceitos como revolução, revolta e necropolítica, a fim de expandir a interpretação do filme. Assim, esta pesquisa visa contribuir para a discussão sobre a relação entre teatro, cinema, literatura e sociedade, destacando a importância dessas linguagens na construção de narrativas críticas e alegóricas no cinema brasileiro contemporâneo.
Palavras-chave: Bacurau; Cinema épico; Kleber Mendonça Filho; Distanciamento épico-brechtiano.

RESUMEN
Partiendo de la intersección entre el teatro y el cine, esta tesis analiza la película brasileña Bacurau (2019), dirigida por Kleber Mendonça Filho y Juliano Dornelles, con un enfoque en su relación con las estrategias formales del teatro épico-brechtiano. La investigación examina cómo las técnicas de distanciamiento, como la desnaturalización de la mise-en-scène, la disonancia entre música y acción, la ruptura con el heroísmo individual y un guion cargado de contradicciones e ironías, generan un efecto de teatralización en la película. Además, se rastrean estas estrategias en la filmografía previa de los directores y en referencias literarias y cinematográficas, como Glauber Rocha, John Carpenter y Euclides da Cunha. Al tratarse de una obra que representa diversas formas de violencia, el análisis también se apoya en conceptos como revolución, revuelta y necropolítica para ampliar su interpretación. Esta tesis contribuye a la discusión sobre las relaciones entre teatro, cine, literatura y sociedad, destacando el papel de estas lenguajes en la construcción de narrativas críticas y alegóricas en el cine brasileño contemporáneo.
Palabras clave: Bacurau; Cine épico; Kleber Mendonça Filho; Distanciamento épicobrechtiano.
Tipo Defesa-Doutorado
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