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Aluno(a) |
Lessiane Maria de Oliveira |
Titulo |
Os contos de Belazarte: uma estética experimental |
Orientador(a) |
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Data |
20/04/2004 |
Resumo |
A presente dissertação propõe uma leitura analítica do segundo livro de contos de Mário de Andrade Os contos de Belazarte, que reúne narrativas escritas entre 1923 e 1926, auge da fase heróica do modernismo brasileiro. Neste estudo foi realizado um trabalho de aproximação e análise dos quatro primeiros contos O besouro e a Rosa, Jaburu malandro, Caim, Caim, e o resto e Menina de olho no fundo com o objetivo de levantar as características inovadoras, como a presença de um narrador da tradição oral, o uso da linguagem coloquial e a utilização de elementos populares, que são retrabalhadas pelo escritor por meio de uma escrita moderna. Estes quatro primeiros contos do livro possuem em comum o tema do amor mal sucedido e a experiência de iniciação sexual, vividas por protagonistas que estão a descobrir a vida. Os três últimos contos, Túmulo, túmulo, túmulo, Piá não sofre? Sofre e Nízia Figueira, sua criada, foram analisados separadamente por trazerem à tona questões sociais, trabalhadas com base nas histórias de protagonistas como o negro marginalizado, a criança maltratada e a mulher degradada pela bebida. Tendo em vista o estudo dos contos, foi realizada a reflexão sobre o reaproveitamento dos recursos das narrativas populares da tradição oral como artimanha moderna do narrador de Os contos de Belazarte. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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