|
|
Aluno(a) |
Sheila Pelegri de Sá |
Titulo |
Uma balada pós-moderna? (um estudo da Balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires) |
Orientador(a) |
|
Data |
02/03/2004 |
Resumo |
Este trabalho apresenta uma análise do romance Balada da praia dos cães (1982), de José Cardoso Pires (1925-1998), escritor português contemporâneo inicialmente ligado ao movimento neo-realista, mas que vem a extrapolá-lo graças a inovações fundamentais na estrutura narrativa e na concepção simbólica e alegórica de seus romances. A obra em questão, ambientada em Portugal, no início da década de sessenta do século XX portanto, em pleno regime ditatorial salazarista - tem como ponto de arranque a descoberta do cadáver de um ex-militar (envolvido com uma tentativa de golpe ao regime), e posterior investigação de seu assassínio. O percurso analítico proposto neste trabalho tem início com uma breve apresentação do conceito de gênero literário, por meio da qual chegamos às origens e características do gênero romanesco, observando suas especificidades, bem como seu caráter inacabado, com o objetivo de discutir as inserções de subgêneros narrativos presentes na obra. Notícias de jornal, laudos periciais, depoimentos de testemunhas e outras fontes compõem o fio narrativo da investigação do crime. Tal inserção de gêneros não literários - ou subgêneros traz à tona um importante questionamento acerca da aparente rigidez do conceito de gênero literário. As relações entre história e ficção uma vez que se sabe que o enredo do romance foi motivado por um assassínio real, de características semelhantes e o rompimento com a estrutura do romance policial arquetípico, são os próximos tópicos abordados. Realizamos, em seguida, um breve panorama dos postulados estéticos e ideológicos conhecidos como pós-modernismo, uma vez que acreditamos os aspectos abordados na obra convergem para a sua inserção mesmo. As relações discursivas e espaço-temporais e as características da cinematografia são, por fim, analisados. Encaminhamos as considerações finais deste trabalho, tendo em vista a possibilidade de interpretar a Balada da praia dos cães como um romance representativo, não apenas da literatura portuguesa contemporânea, mas também, e principalmente, da literatura pós-moderna. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|