UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Sheila Pelegri de Sá
Titulo Uma balada pós-moderna? (um estudo da Balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires)
Orientador(a)
Data 02/03/2004
Resumo Este trabalho apresenta uma análise do romance Balada da praia dos cães (1982), de José Cardoso Pires (1925-1998), escritor português contemporâneo inicialmente ligado ao movimento neo-realista, mas que vem a extrapolá-lo graças a inovações fundamentais na estrutura narrativa e na concepção simbólica e alegórica de seus romances. A obra em questão, ambientada em Portugal, no início da década de sessenta do século XX – portanto, em pleno regime ditatorial salazarista - tem como ponto de arranque a descoberta do cadáver de um ex-militar (envolvido com uma tentativa de golpe ao regime), e posterior investigação de seu assassínio. O percurso analítico proposto neste trabalho tem início com uma breve apresentação do conceito de gênero literário, por meio da qual chegamos às origens e características do gênero romanesco, observando suas especificidades, bem como seu caráter inacabado, com o objetivo de discutir as inserções de “subgêneros” narrativos presentes na obra. Notícias de jornal, laudos periciais, depoimentos de testemunhas e outras “fontes” compõem o fio narrativo da investigação do crime. Tal inserção de gêneros “não literários” - ou “subgêneros” traz à tona um importante questionamento acerca da aparente rigidez do conceito de gênero literário. As relações entre história e ficção – uma vez que se sabe que o enredo do romance foi motivado por um assassínio real, de características semelhantes – e o rompimento com a estrutura do romance policial arquetípico, são os próximos tópicos abordados. Realizamos, em seguida, um breve panorama dos postulados estéticos e ideológicos conhecidos como pós-modernismo, uma vez que – acreditamos – os aspectos abordados na obra convergem para a sua inserção mesmo. As relações discursivas e espaço-temporais e as características da cinematografia são, por fim, analisados. Encaminhamos as considerações finais deste trabalho, tendo em vista a possibilidade de interpretar a Balada da praia dos cães como um romance representativo, não apenas da literatura portuguesa contemporânea, mas também, e principalmente, da literatura pós-moderna.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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