UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) João Vitor Batistute
Titulo Lá e de volta outra vez: Tolkien e o surgimento do roleplaying game
Orientador(a) Prof. Dr. Aparecido Donizete Rossi
Data 23/05/2024
Resumo RESUMO
O presente trabalho se propõe a estudar a influência das obras literárias de John Ronald Reuel Tolkien na origem do roleplaying game (doravante, RPG), a partir do sistema de RPG pioneiro Dungeons & Dragons (D&D), dos autores Gary Gygax e Dave Arneson. Em D&D, há significativas referências e inferências do universo da Terra-Média, que se manifestam desde questões estéticas, até criaturas e características das personagens às localidades existentes nesse Mundo Secundário. Durante o percurso, é notada a estruturação de um gênero literário: a High Fantasy que é consolidado pela obra O Senhor dos Anéis e, posteriormente, pela obra póstuma O Silmarillion do autor J. R. R. Tolkien. Para sua análise, a pesquisa valer-se-á de teóricos como Tzvetan Todorov, Filipe Furtado, Tolkien e Umberto Eco para o entendimento das características do gênero relacionando diretamente a forma e conteúdo da imersão, da suspensão da descrença, da construção de verossimilhança e da jornada heroica do gênero da High Fantasy aos livros de RPG de Dungeons & Dragons. Para o entendimento do RPG enquanto jogo, fez-se uso do arcabouço teórico de Johan Huizinga, compreendendo os elementos primordiais de interpretação, do contar histórias coletivamente e interpretação de personagens do RPG, ligando-as à construção estética e narrativa de O Senhor dos Anéis. Culminar-se-á no ponto fulcral de conexão entre os elementos estéticos-narrativos da obra tolkieniana e de Dungeons & Dragons que estabelecerão um padrão de influência de referências e inferências em obras de fantasia posteriores, tanto de RPG quanto de literatura.
Palavras-chave: Dungeons & Dragons; Fantasia; Gary Gygax; High-Fantasy; Hobbit; J. R. R. Tolkien; Ranger; Roleplaying games; Senhor dos Anéis.

ABSTRACT
The present work aims to study the influence of John Ronald Reuel Tolkien's literary works on the origin of the roleplaying game (RPG), based on the pioneering RPG system Dungeons & Dragons (D&D), by authors Gary Gygax and Dave Arneson. In D&D there are significant references and inferences from the Middle-Earth universe, which manifest themselves from aesthetic issues, to creatures, characteristics of the characters to the locations existing in this Secondary World. During the journey, the structuring of a literary genre is noted: High Fantasy, which is consolidated by the work The Lord of the Rings and, later, by the posthumous work The Silmarillion by author J. R. R. Tolkien, using theorists such as Tzvetan Todorov, Filipe Furtado , Tolkien and Umberto Eco to understand the characteristics of the genre and, subsequently, directly relate the form and content of immersion, suspension of disbelief, construction of verisimilitude and the heroic journey of the genre from High Fantasy to Dungeons & Dragons RPG books. To understand RPG as a game, Johan Huizinga's theoretical framework was used, comprising the primary elements of interpretation, collective storytelling and interpretation of RPG characters, linking them to the aesthetic and narrative construction of The Lord of the Rings It culminates in the central point of connection between the aestheticnarrative elements of Tolkien's work and Dungeons & Dragons, which will establish a pattern of influence of references and inferences in later fantasy works, both RPG and literature.
Keywords: Dungeons & Dragons; Fantasy; Gary Gygax; High-Fantasy; Hobbit; J. R. R. Tolkien; Ranger; Roleplaying games; Lord of the Rings.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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