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Aluno(a) |
Simone Zied Pinheiro |
Titulo |
A arte na elaboração de uma teoria educacional: princípios estéticos de Molière |
Orientador(a) |
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Data |
06/02/2004 |
Resumo |
Ao refletir sobre a Arte na Educação, mormente se pensa nas aulas de Educação Artística ou nos espetáculos teatrais produzidos por alunos nas escolas. Sem dúvida, a Arte tem uma imensa importância como atividade desenvolvida na escola com o intuito de educar, todavia, não é isso que se propõe nesta Tese. O que defendemos é a afirmação de que a Educação, como promotora da construção do sujeito, ocorre pelos diferentes modos interpretativos e representativos da Realidade. Portanto, como tal, não basta que sua teoria seja concebida e fundamentada apenas pela Ciência e pela Filosofia, já que a construção do sujeito não acontece apenas por meio dessas duas formas de interpretação da Realidade. Neste sentido, faz-se necessária a presença de outras formas de representação no embasamento teórico da Educação. Assim defendemos a presença da Arte como componente essencial para a construção de uma teoria educacional capaz de fornecer ao sujeito elementos necessários para sua construção integral. A partir do método empírico-indutivo, faz-se um recorte epistemológico, objetivando extrair da obra do comediógrafo francês do século XVII, Molière, princípios estéticos que possam ser traduzidos para um projeto educacional que rompa com regras e convenções caducas prejudiciais na construção do sujeito. Expoente da comédia clássica e dramaturgo da Corte do rei Luis XIV, algumas vezes Molière rompeu com as doutrinas estéticas de seu período histórico; e essa transgressão, longe de ser casual, ocorreu quando ele as considerou inconvenientes para sua criação teatral; na medida em que as regras clássicas colaboravam na concepção de sua obra, ele as mantinha. Assim, tais rupturas e transgressões podem ser aproveitadas como geradores de princípios para a Educação. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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