UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Lígia de Medeiros Nogueira
Titulo Três passeios pelos bosques de Hogwarts: Os Contos de Beedle, o Bardo e a teia da metaficção
Orientador(a) Prof. Dr. Aparecido Donizete Rossi
Data 28/03/2024
Resumo RESUMO
O fim da saga Harry Potter em 2007, escrita pela britânica Joanne Rowling, mais conhecidacomo J. K. Rowling, deixou um vazio no coração e na mente dos inúmeros leitoresqueacompanhavam a história do bruxinho Harry Potter publicada pela primeira vez em1997. Umano depois, a autora decidiu presentear os fãs com um pequeno livro azul intituladoOsContos de Beedle, o Bardo (2008), contendo cinco contos de fadas bruxos escritos por Beedle,o Bardo, e cinco comentários correspondentes elaborados por Alvo Dumbledore, personagemda série canônica. A coletânea sem os comentários aparecera previamente emHarryPottereas Relíquias da Morte (2007), pois um dos contos desempenhara papel relevantenodesenvolvimento da trama do último volume. A obra inicia-se comuma introduçãodeRowling acerca de sua natureza, e é povoada de notas de rodapé advindas da autoraedeDumbledore, além de ser uma tradução feita por Hermione Granger (outra personagem)apartir do original em runas antigas. Da mesma maneira com que mistura gêneros naturais(não-ficcionais) e artificiais (ficcionais), Rowling mescla conteúdos do universomágicodeHarry Potter e fatos de nossa realidade empírica, confundindo as barreiras entre ficçãoerealidade. Essa conjunção de fatores chamou nossa atenção como pesquisadores de literatura,e por isso decidimos dedicar nossa dissertação à compreensão da transposição dessespin-ofliterário - pois se trata de uma narrativa derivada do heterocosmo ficcional original -paraa nossa realidade empírica como uma obra metaficcional. Para isso, nos propusemosaprimeiro estabelecer a cultura da convergência como o contexto criador da obra, assimcomodiscutir os conceitos envolvidos nessa criação, como a narrativa transmídia, o hipertextoeofenômeno cult. Em seguida, situamos nosso objeto de reflexão na estética da metaficção,responsável por sua constituição e conteúdo, e, por meio da análise de trechos, identificamosas técnicas metaficcionais manipuladas pela autora. Por fim, debatemos como a junçãodessasferramentas produz o leitor-modelo da obra em questão e influi na sua relação comouniversode Harry Potter e com as narrativas de sua própria realidade. Tambémabordamos comoametaficção significa não o fim dos recursos realistas tradicionais ou do romance, masumarenovação deles, atendendo às demandas e gostos conscientes e inconscientes dopúblicoleitor. Em suma, chegamos à conclusão de que Os Contos de Beedle, o Bardo sãotantoumreflexo de seu momento de criação quanto um estímulo aos consumidores do entretenimentoproduzido na cultura da convergência, atuando ademais em uma via de mão dupla narelaçãoque estabelecem com seus leitores, uma vez que simultaneamente oferecemuma interpretaçãomais apurada da sociedade, do enredo e das personagens da saga canônica, umconhecimentomais técnico dos recursos ficcionais que os autores costumam manipular e umolhar maissuspeito para as narrativas supostamente verídicas e neutras que a História nos oferece. Oleitor torna-se, assim, alguém que aproveita a leitura enquanto investiga-a, reunindoostrêspapéis que a metaficção lhe concede: leitor, crítico e autor.
Palavras-chave: J. K. Rowling. Harry Potter. Os Contos de Beedle, o Bardo. Spin-of.Metaficção.

ABSTRACT
The end of the Harry Potter saga in 2007, written by the British writer Joanne Rowling,widely known as J. K. Rowling, left a hole in the hearts and heads of countless readerswhohad followed the life story of the wizard Harry Potter, published by the first time in1997. Ayear after the end, the writer decided to present the fans with a tiny blue book entitledTheTales of Beedle the Bard (2008), comprehending five wizard fairy tales written byBeedletheBard and five correspondent comments elaborated by Albus Dumbledore, a character fromthecanonical series. The collection without the comments had appeared previouslyinHarryPotter and the Deathly Hallows (2007) because one of the tales played a relevant roleinthedevelopment of the plot in the last volume. The work starts with an introduction byRowlingconcerning its nature, and it is crowded with footnotes signed by the author andbyDumbledore, besides being a translation made by Hermione Granger (another character) fromthe original in ancient runes. In the same way that she mixes natural (non-fictional) andartificial (fictional) genders, Rowling mix-mingles contents from the magical universeofHarry Potter and facts from our empirical reality, confounding the frontiers betweenfictionand reality. That conjunction of factors called our attention as literature researchers, andasaresult, we decided to dedicate our dissertation to the comprehension of the transpositionofthat literary spin-of -since it is a derivative narrative that arises fromthe original fictionalheterocosmo -to our empiric reality as a metafictional work. In order to fulfill our plan, weproposed to first establish the convergence culture as the creator context of the workaswellas discuss the concepts involved in that creation, such as the transmedia narrative, thehypertext, and the cult phenomenon. Following, we situated our object of reflectioninthemetafiction aesthetic, responsible for its constitution and content, and, by the analysis of someexcerpts we identified the metafictional techniques manipulated by the author. Finally, wedebated how the junction of those tools produces the model-reader of the mentionedworkandinfluences their relationship with Harry Potter’s universe and with the narratives fromtheirreality. We also approached how metafiction does not mean the end of the traditional realisticresources or of the novel itself but a renewal of both of them, supplying the demandsandconscious and unconscious tastes of the reading public. In a nutshell, we concludedthat TheTales of Beedle the Bard are both a reflex of their moment of creation and a stimulustotheconsumers of the entertainment produced within the convergence culture, acting inadditionina two-way street in the relationship they establish with the readers, once they simultaneouslyoffer a more accurate interpretation of the society, plot, and characters belongingtothecanonical saga, a more technical knowledge concerning the fictional resources normallymanipulated by fiction authors, and a more suspicious looking to the supposedly truthful andneutral narratives that History offers us. Thus, the reader becomes someone whoenjoysthereading while investigating it, reuniting the three roles metafiction grants them: reader, critic,and author.
Keywords: J. K. Rowling. Harry Potter. The Tales of Beedle the Bard. Spin-off. Metafiction.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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