|
|
Aluno(a) |
Ben-Hur da Cunha |
Titulo |
Aspectos da composição da imagem na poesia de Murilo Mendes |
Orientador(a) |
|
Data |
26/11/2004 |
Resumo |
O motivo central desta tese é estudar as relações que existem entre a obra do poeta brasileiro Murilo Mendes um modo de tradução e diálogo com a estética surrealista. Sem apontar diretamente para o fato de que, em sua obra, Murilo tenha sido um poeta surrealista, esta identidade se traduz como influência para a abertura de um imaginário latente no poeta, que se vê traído pela força criativa do mito, fonte tradicional da poesia na modernidade, quando esta se volta à reorganização de uma visão sobre a realidade. E enquanto leitor do mundo ao seu redor, assim como a poesia surrealista o faz, leva sua experiência criativa, como o gênio criador romântico, à interferir na natureza ou no modo pelo qual o Homem construiu, ao longo do período moderno das artes, suas relações entre a sociedade e com o mundo natural. Tomado pela necessidade de reorganizar o olhar que constrói esta visão de mundo, Murilo Mendes assim como o surrealismo, souberam ler as alterações no comportamento psíquico humano na medida em que se pôde observar nele também as descobertas relativas ao sujeito. Revelações, dados sobre a cultura e a natureza humana. Alterações no caminho que a civilização escolheu, para manifestar uma visão do mundo crítica, e a abertura dessa visão, conquistadas no período moderno das artes, na civilização ocidental. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|