UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Heloisa Helena Pedrosa
Titulo A adaptação de Memórias Póstumas e o ensino de literatura
Orientador(a)
Data 03/04/2003
Resumo Estudo comparativo entre Memórias Póstumas de Brás Cubas e sua adaptação por José Loureiro. O objetivo do trabalho é verificar como ocorre a operação de transformação da obra, em especial, sua redução, e quais as possíveis perdas ou ganhos no texto adaptado e em sua leitura.
A adaptação possui 58 capítulos que condensam os 160 da obra original e seu exame permite dizer que se trata de um tipo de resumo em que o autor suprime, parafraseia, cita trechos e cria outros com base na obra original. Esse processo interfere em diferentes níveis da narrativa pela modificação do discurso machadiano, por meio da condensação de informações, da explicitação da ironia ou do pensamento do narrador-protagonista. Constata-se, portanto, um procedimento de escrita, o recontar, em que estão implícitas a interpretação do texto original e a produção de um novo texto. Trata-se de uma operação de intertextualidade, já que a produção de um novo texto Trata-se de uma operação de intertextualidade, já que a narrativa machadiana é retomada por outro escritor que promove escolhas de toda ordem em função da necessidade de resumir a história e de tornar o romance mais acessível.
Para a realização da pesquisa, conta-se com embasamento teórico que provém de duas direções. De um lado, a crítica sobre a obra do escritor, em especial, a de Roberto Schwarz, cuja leitura permite destacar os fundamentos do texto em questão, como a visão critica da sociedade da época e seus conflitos, a ironia, o uso especial de metáforas e citações. De outro, estudos sobre intertextualidade, como os de Gerard Genette, que possibilitam o exame dos processos de supressão, acréscimo, substituição e deslocamento de palavras, parágrafos e capítulos e, por fim, estudos de teoria da narrativa como subsídio para análise dos textos.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara