UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Juliana Cristina Minaré Pereira
Titulo Feminismos plurais: uma leitura crítica de Desmundo e Ponciá Vicêncio
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Cesar Andrade da Silva
Data 18/12/2023
Resumo RESUMO
A presente pesquisa objetiva analisar as similaridades e discrepâncias, a partir da crítica literária feminista, das obras Desmundo, de Ana Miranda (1996), e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (2002). A aproximação justifica-se pelo fato de ambas terem em suas centralidades narrativas personagens cuja perspectiva é vista pelo ângulo da condição de autoria feminina. Acrescente-se ainda que a diferença étnico-racial das autoras possibilita uma alteração significativa de percepção do que é ser mulher. Olhar tais narrativas em conjunto, a partir de uma crítica feita por e para mulheres, nos possibilita, como hipótese principal, compreender, através da literatura, a importância da pluralidade dos movimentos feministas e, sobretudo, a necessidade de mudança do ponto de vista narrativo, abrindo espaço para que as próprias mulheres contem suas histórias. No que tange ao material literário, são analisadas as personagens de cada narrativa e como suas composições dialogam com as teorias estudadas. Oribela e Ponciá são observadas a partir da crítica feminista e teorias pós-coloniais, que contribuem para a compreensão de obras que são desestabilizadoras da ordem canônica preestabelecida.
Palavras – chave: Desmundo; Ponciá Vicêncio; Feminismo; Crítica feminista; Póscolonialismo.

ABSTRACT
This dissertation proposes an interpretative analysis of two literary works Desmundo (1996), by Ana Miranda and Ponciá Vicêncio, by Conceição Evaristo (2002). The approximation of the texts is justified by the centrality of characters whose perspective is the women condition by female authors. Besides that, the ethnic-racial difference between the authors allow for a meaningful change of perception from one to the other. Looking at these narratives as a set, from a critique made by and for women, allows us, as a main hypothesis, to understand through literature, the importance of the plurality of feminist movements and, above all, the need for a change of the narrative point of view, making room for the women themselves to tell their own stories. With regard to the literary material, both the characters of each narrative and the ways in which their compositions dialogue with the applied theories are analyzed. Oribela and Ponciá are observed from the perspective of feminist criticism and postcolonial theories, which contribute to the understanding of works that destabilize the pre-established canonical order.
Key words: Desmundo; Ponciá Vicêncio; Feminism; Feminist Criticism; Postcolonialism.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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