UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Laura Saconato Tadeu
Titulo A narração de si e do outro em Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende
Orientador(a) Profa. Dra.Juliana Santini
Data 29/11/2023
Resumo RESUMO
A valorização de perspectivas e temáticas anteriormente pouco validadas pelo cânone literário nacional é uma tendência recorrente em parte do conjunto ficcional contemporâneo. A adoção de algumas estruturas narrativas, como voz e focalização, pode permitir a construção de obras que reconhecem olhares não-hegemônicos e a necessidade de representação daqueles que vivenciaram situações traumáticas ou de marginalização. Maria Valéria Rezende é uma das escritoras que está alinhada a essa proposta, uma vez que seu projeto literário focaliza sujeitos socialmente marginalizados. Em seu romance Outros Cantos (2016), objeto de análise desta dissertação, a narradora Maria intercala dois planos temporais: o presente da narração, em que se desloca pelo sertão em um ônibus, e o presente dos fatos narrados, composto por rememorações de viagens anteriores, especialmente a que permaneceu por um tempo na comunidade sertaneja de Olho d’Água. Na obra, o ato de narrar assume papel de destaque por ser um dos recursos utilizados para instaurar um vínculo de pertencimento da protagonista com os sujeitos do povoado. Assim, eles se reúnem todas as noites para trocar narrativas, dando a oportunidade de os sertanejos compartilharem suas experiências de trânsito e permanência naquele espaço. Maria incorpora essas histórias ao seu relato, instaurando novos níveis narrativos e tornando a fabulação um elemento presente tematicamente e estruturalmente no romance. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a maneira como tal incorporação confere significados à narração de si e do outro por meio do uso de estratégias como o encaixamento e a concessão de voz. Busca-se compreender os efeitos de sentido produzidos na malha literária a partir da escolha de quem narra e dos valores empregados no discurso, considerando suas implicações subjetivas e sociais. Para isso, são mobilizados textos teóricos que permitem uma reflexão tanto do âmbito estético quanto ético, a fim de refletir sobre as limitações e potencialidades do uso da palavra, a autoridade narrativa e a adoção de olhares não hegemônicos, que contemplam rastros, restos e discursos de sertanejos que vivenciaram situações de marginalização econômica e social.
Palavras – chave: Literatura brasileira contemporânea; Narração; Rastros; Maria Valéria Rezende.

ABSTRACT
The appreciation of perspectives and themes previously under-recognized by the national literary canon is a recurring trend in part of contemporary fictional works. The adoption of certain narrative structures, such as voice and focalization, can allow the creation of works that acknowledge non-hegemonic perspectives and the need for representation of those who have experienced traumatic or marginalized situations. Maria Valéria Rezende is one of the writers aligned with this proposal, as her literary project focuses on socially marginalized subjects. In her novel "Outros Cantos" (2016), the subject of this dissertation's analysis, the narrator Maria alternates between two temporal planes: the present narration, where she travels through the hinterlands on a bus, and the present of the narrated events, composed of reminiscences of previous journeys, especially the one spent for a while in the rural community of Olho d'Água. In the work, the act of narrating assumes a prominent role as one of the resources used to establish a sense of belonging for the protagonist with the people of the village. Thus, they gather every night to exchange narratives, providing an opportunity for the rural dwellers to share their experiences of transit and permanence in that space. Maria incorporates these stories into her account, introducing new narrative levels and making storytelling a thematically and structurally present element in the novel. Given this, the objective of this work is to analyze how such incorporation confers meaning to self-narration and the narration of others through the use of strategies such as embedding and giving voice. The aim is to understand the effects of meaning produced in the literary fabric based on the choice of the narrator and the values employed in the discourse, considering their subjective and social implications. To achieve this, theoretical texts are mobilized that allow reflection on both the aesthetic and ethical aspects, in order to consider the limitations and potentialities of the use of language, narrative authority, and the adoption of non-hegemonic perspectives that encompass traces, remnants, and discourses of “sertanejos” who have experienced situations of economic and social marginalization.
Key-words: Contemporary Brazilian Literature; Narration; Traces; Maria Valéria Rezende.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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