UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Rosana Munutte da Silva
Titulo Mídia, literatura e ensino: os diálogos literários presentes no seriado Tudo o que é sólido pode derreter
Orientador(a) Profa. Dra. Natália Corrêa Porto Fadel Barcellos
Data 29/10/2023
Resumo RESUMO
A pesquisa objetiva observar a importância do letramento literário para a apreciação completa de textos ficcionais, os quais são importante fonte de cultura e de reflexão bem como a relevância do contato com textos literários para o desenvolvimento completo do indivíduo, visto a necessidade humana de contato com realidades possíveis. Para isso, serão analisados episódios da série da TV Cultura Tudo o que é sólido pode derreter e de sua versão romanceada como objetos de trabalho didático no processo de letramento literário, a fim de estimular os alunos a reconhecerem relações intertextuais e promover discussões sobre as obras canônicas com as quais as produções de Rafael Gomes interagem, mostrando-se um interessante suporte de estudo e de trabalho com a literatura, uma vez que dialoga de forma atual com o universo juvenil. A relação intertextual nem sempre é explícita, sendo, por vezes, sugerida por imagens, vestuário, gestos, músicas ou pelo ambiente. Dada a relação mais próxima dos adolescentes com produções audiovisuais do que com livros, sugere-se um trabalho de letramento literário a partir da exploração de obras audiovisuais como ampliação para a compreensão do texto literário original, verificando os mecanismos específicos de cada suporte e os pontos que os ligam, observada a influência que um meio exerce no outro.
Palavras-chave: mídia; literatura; letramento literário; intertextualidade.

ABSTRACT
The research aims to observe the importance of literary literacy for the complete appreciation of fictional texts, which are an important source of culture and reflection, as well as the relevance of contact with literary texts for the complete development of the individual, given the human need for contact with possible realities. Therefore, episodes of the TV series Cultura Tudo o que é sólido pode derreter and its romanticized version will be analyzed as objects of didactic work in the process of literary literacy, in order to encourage students to recognize intertextual relationships and promote discussions about canonical works with which Rafael Gomes' productions interact, proving to be an interesting support for studying and working with literature, as it dialogues in a current way with the youth universe. The intertextual relationship is not always explicit and is sometimes suggested by images, clothing, gestures, music or the environment. Given the closer relationship adolescents have with audiovisual productions than with books, we suggest literary literacy work based on the exploration of audiovisual works as an extension of the understanding of the original literary text, verifying the specific mechanisms of each medium and the points that connect them, observing the influence that one medium exerts on the other.
Keywords: Media; literature; literary literacy; intertextuality.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara