|
|
Aluno(a) |
Nathalia Sorgon Scotuzzi |
Titulo |
Uma realidade do além: o terror cósmico como conceito |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Aparecido Donizete Rossi |
Data |
22/11/2023 |
Resumo |
RESUMO
O objetivo desse trabalho é o de desenvolver uma conceituação a respeito do termo terror cósmico. A escolha pelo uso do termo terror, e não horror, para esse conceito, deu-se devido às diversas definições apresentadas por teóricos que diferenciam estes efeitos, apresentando o terror como aquela emoção ligada à apreensão e à antecipação em relação a um evento ou objeto insólito, enquanto o horror costuma ser definido como a emoção arrebatadora proveniente do encontro direto e inescapável com tal objeto ou evento insólito. Muitas vezes abordado como um gênero ou subgênero, ou ainda como recorte histórico da literatura de horror, o terror cósmico carece de fundamentações e de uma teoria que apresente suas características. Nesta tese, assim, proponho a abordagem do conceito pela perspectiva de categoria estética. Para isso, parto de estudos prévios a respeito de outras categorias estéticas, em especial o sublime, o qual em muitos pontos se assemelha ao terror cósmico. É a partir dessa aproximação que estabeleço as semelhanças para partir em busca das diferenças entre essas duas categorias e assim mostrar de que forma se compõe o terror cósmico. Uso como base teórica principal desta questão o pensamento de Edmund Burke, Immanuel Kant, João Pedro Lima Bellas e Vivian Ralickas. A perspectiva tomada neste trabalho fez com que o terror cósmico se configurasse a partir dos efeitos que causa em seus personagens e leitores, a partir de estratégias específicas para se chegar a esses fins. Entre os temas mais comuns estão o ser extraterrestre, uma ameaça incompreensível, a ciência, a arte insólita, a loucura e a exploração geográfica. As estratégias narrativas utilizadas no terror cósmico partem das premissas do fantástico e, assim como enquanto efeito, ele se assemelha ao sublime para se definir de sua própria maneira, também utilizando as bases do fantástico para extrapolá-las. O principal teórico utilizado neste trabalho em relação ao fantástico é David Roas. As conclusões deste trabalho são de que o terror cósmico é uma categoria estética que se relaciona com sentimentos primitivos do ser humano: o medo do desconhecido, a ansiedade em relação ao que não se pode compreender e o estranhamento frente uma nova parcela do mundo que jamais se imaginara existir e não se pode assimilar em sua completude. Tais sentimentos chegam ao leitor não em forma de medo, como nos personagens, mas como ideias a serem apreciadas, gerando prazer a partir do momento em que instigam sua imaginação. Entre as bases teóricas gerais utilizadas neste trabalho estão também Noël Carroll, Wolfgang Iser, S. T. Joshi e Edgar Allan Poe. Palavras-chave: terror cósmico; H. P. Lovecraft; efeito estético; categoria estética.
ABSTRACT
The goal of this work is to develop a concept regarding the term cosmic terror. The choice of using the term terror, instead of horror, for this concept, happened based on the many definitions presented by theoriticians which distinguish these effects by presenting terror as that emotion which is connected to aprehension and antecipation regarding an uncanny event or object, while horror is usually defined as the overwhelming emotion resulting from the direct and inescapable enconouter with this uncanny object ou event. Frequently approached as a genre or subgenre or even as a historic cut of Horror Literature, it lacks solid ground and a theory that presents its particular characteristics. Is this thesis, thus, I propose the approach to this concept through the perspective of an aesthetic category. To do so, I begin with previous studies about other aesthetic categories, especially the sublime, which in many points is similar to cosmic terror. It is from this approximation that I establish the similarities to search for the differences between these two categories and thus show how cosmic terror is composed. The main theoretical basis for this matter is the thought of Edmund Burke, Immanuel Kant, João Pedro Lima Bellas, and Vivian Ralickas. The perspective taken for this work has made cosmic terror to be configured from the effects that it causes in its characters and readers, from specific strategies to reach this end. Among the most common themes are the extraterrestrial being, an incomprehensible threat, science, uncanny art, madness and geographical exploration. The narrative strategies used in cosmic terror originate from the premises of the fantastic and just as effect it approximates to the sublime to define itself in its own way, it also borrows the bases of the fantastic to extrapolate them. The main theoretician used in this work regarding the fantastic is David Roas. The conclusions of this work are that cosmic terror is an aesthetic category that is related to primitive human feelings: fear of the unknown, anxiety related to what cannot be comprehended and the uncanny in the face of a new parcel of the world that had never been thought to exist and that cannot the completely assimilated. These feelings reach the reader not as fear, like they reach the characters, but as ideas to be appreciated, generating pleasure from the moment they instigate their imagination. Among the theoretical bases used in this work are Noël Carroll, Wolfgang Iser, S. T. Joshi, and Edgar Allan Poe.
Keywords: cosmic terror; H. P. Lovecraft; aesthetic effect; aesthetic category.
|
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|