UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Carla Daniela Custódio
Titulo O regionalismo de Bernardo Élis
Orientador(a)
Data 09/05/2003
Resumo Esse trabalho é uma contribuição aos estudos da Literatura Brasileira. Trata-se de uma investigação da narrativa regionalista de Bernardo Élis, por meio dos contos "Rosa", "A enxada", "Ontem, como hoje, como amanhã, como depois.", "Uma certa porta", "Ah, se chovesse!", "A lavadeira chamava-se Pedra", 'Explosão demográfica (minueto em fó menor)", "Tia Dora", "Êta vida seu Leme!" e "A morte é uma grande festa".
Partindo das observações realizadas pelo autor no prefácio de seu livro André Louco (1978), em que afirma que organizara a edição desse livro "com base no espaço ficcional" e que os contos "A lavadeira chamava-se Pedra", "Uma certa porta" e "Ah, se chovesse!", "inovam a ficção regionalista em diversos aspectos" (1978, VI), bem como da constatação de que André Louco compreende um período intervalar na obra de Élis, esse trabalho descreve uma mudança de atitude literária de Élis diante do conto regionalista, suas posições.
Para tanto, primeiramente, analisa o espaço como categoria narrativa, valendo-se de posicionamentos teórico-metodológicos que envolvem teorias acerca da espacialidade de Greimas, Osman Lins, Bourneuf e Ouellet, Bakhtin e Antonio Cândido. Examina, para isso, a íntima relação que há entre as ações das personagens e os espaços ocupados por elas, sua ambientação e sua função e, ainda, promove um inventário da espacialidade dos contos, em que indica que os lexemas que referencializam o espaço, compreendem certos semas que compõem a base responsável pelo estabelecimento de uma descontinuidade referencializadora do espaço regional, arranjo esse, do inovador Bernardo Élis que assume uma mudança de atitude literária frente ao regionalismo: encaminha-se de um regionalismo impressionista, que focaliza realidades locais, para um regionalismo expressionista, que evidencia a intimidade humana.
Essa dissertação, por fim, confirma a inovação pretendida e alcançada pelo escritor no momento em que analisa o conto "Explosão demográfica (minueto em fó menor)" e que investiga os contos considerados inéditos encontrados no acervo do autor, atualmente depositados na UNICAMP, que confirmam as conclusões que obtivemos sobre a trajetória literária de Bernardo Élis dentro de uma postura inovadora do regionalismo brasileiro.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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