UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Maria José Bottino Roma
Titulo A transtextualidade em contos de Lygia Fagundes Telles
Orientador(a)
Data 21/02/2003
Resumo A dissertação de mestrado intitulada A transtextualidade em contos de Lygia Fagundes Telles tem como objetivo mostrar que a intertextualidade, recurso próprio do texto literário e não literário, apresenta-se, nessa autora, de forma mais ampla e permite que sua narrativa seja entendida como transtextual. O corpus do trabalho é constituído pelas narrativas "Missa do galo", "O Cristo da Bahia", "A caçada", "Um coração ardente" e "As formigas". As três primeiras são comparadas, respectivamente, com "Missa do galo" de Machado de Assis, "O Príncipe Feliz"de Oscar Wilde e "O retrato oval" de Edgar Allan Poe, para que se possa determinar o tipo de transtextualidade dominante nesses texto de Lygia. Em "Um coração ardente". Examinam-se as variadas operações transtextuais e, em "As formigas", as relações de transtextualidade que o conto mantém com narrativas fantásticas. Para a investigação dos procedimentos transtextuais das narrativas selecionadas, faz-se, inicialmente, a análise da temática, da estrutura e do discurso das mesmas. Para tanto, tomam-se, em primeiro lugar, sugestões de ensaios críticos a respeito do texto lygiano como os de Fábio Lucas, José Paulo Paes, Sônia Régis e Silviano Santiago. Em segundo lugar, o trabalho apóia-se no conceito de transtextualidade, apresentado por Gerard Genette em Paliimpsestes, e nos estudos "A estratégia da forma"de Laurent Jenny e "Intertexto e autotexto"de Lucien Dällenbach para levantar e examinar diferentes procedimentos transtextuais em contos da escritora. O trabalho tem como embasamento teórico, além dos ensaios críticos sobre a produção de Lygia Fagundes Telles e dos demais escritores envolvidos, as propostas teóricas da análise da narrativa como as de Gerard Genette em Discurso da narrativa, a partir das quais são examinadas as questões relativas à narração, à focalização e ao tempo.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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