|
|
Aluno(a) |
Odete Rodrigues Baraúna |
Titulo |
Brincando com a poesia: uma contribuição à aprendizagem através da linguagem poética e da brincadeira |
Orientador(a) |
|
Data |
27/03/2003 |
Resumo |
Esta dissertação está composta de três capítulos: 1.º) A ludicidade, o artesanato e o imaginário na linguagem poética; 2.º) A importância das brincadeiras, dos jogos e do imaginário (fantasia) na educação infantil; 3.º) A poesia na escola e o relato de uma vivência de brincadeira séria com a palavra. O primeiro capítulo esclarece a natureza e as características de um texto poético, que é um texto especial e não tem por objetivo comunicar uma idéia, mas gerar múltiplas sensações e imagens que induzem o leitor a uma série de reflexões no seu universo interior e exterior. No segundo capítulo, é feita uma abordagem sobre a teoria da brincadeira e da motricidade e o papel do jogo na construção do pensamento da criança. No terceiro capítulo, discute-se a importância da linguagem poética e da brincadeira na formação pessoal e escolar da criança e a necessidade de rever a maneira como é abordada a poesia em sala de aula. Há um relato de nossa experiência pessoal, apresentando as diversas técnicas e atividades para facilitar na criança o desenvolvimento da linguagem em diferentes aspectos, promovendo o desenvolvimento integral da criança e as relações interdisciplinares que se fazem necessárias hoje. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|