UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Lidiane Cristine de Lima Ferreira
Titulo Jogo intertextual na obra literária de Sartre
Orientador(a) Profa. Dra. Guacira Marcondes Machado Leite
Data 07/07/2023
Resumo RESUMO
Jean-Paul Sartre, célebre escritor existencialista falecido em 1980, deixou-nos uma vasta gama de ensaios filosóficos, obras ficcionais e cartas. Sendo um dos mais renomados escritores do século XX, sua linguagem literária permite vasto estudo no que concerne aos intertextos presentes em obras que se apresentam como uma representação de entrelinhas perceptíveis de uma teoria filosófica que se faz presente em cada uma delas. Sua produção literária se tornou o próprio ato de reflexão. O que fez com que Franklin Leopoldo e Silva (2004) chamasse a relação sartriana entre filosofia e ficção de “vizinhança comunicante”, alegando que a comunicação entre ambas acontece nas obras do autor de maneira tão natural que “não precisaria, nem se poderia, sair de uma para entrar na outra” (SILVA, 2004, p.13). Desta maneira, as obras literárias de Sartre carregam consigo sua filosofia, somando a forma e o pensamento, o objeto e o abstrato. Além de apresentarem um reflexo de sua ideologia, sua literatura serve também como uma forma de ilustrar sua teoria existencialista de forma mais concreta e aplicada em situações do cotidiano. Por isso, a fim de analisar o jogo textual na obra ficcional sartriana, selecionamos criações do autor que ilustram dois dos gêneros literários que o autor utiliza com frequência: La Nausée (1938), que será estudada como exemplo de romance sartriano e as peças Le diable et le bon dieu (1951); Huis clos (1944); Les mouches (1943); Les mains sales (1948) e La putain respectueuse (1946); que servirão como base para a interpretação de questões relevantes e notáveis no drama escrito por Sartre. Buscamos, por meio da análise literária dessas obras, apresentar a importância dessa comunicação intertextual para a composição ficcional de Sartre e o entendimento de sua teoria existencialista, especialmente no que se refere a temas como liberdade, responsabilidade, má-fé e angústia.
Palavras – chave: Intertextualidade; Sartre; Literatura; Existencialismo; Filosofia.

ABSTRACT
Jean-Paul Sartre, famous existentialist writer who died in 1980, left us a wide range of philosophical essays, fictional works and letters. Being one of the most celebrated writers of the 20th century, his literary language allows for extensive study regarding the intertexts present in works that represent perceptible subtexts of a philosophical theory, which is present in each of them. His literary production became an act of reflection in itself, prompting Franklin Leopoldo e Silva (2004) to refer to the Sartrean relationship between philosophy and fiction as a "communicating neighborhood," claiming that the communication between both occurs in the author's works so naturally that one "would not need, nor could, leave one to enter the other" (SILVA, 2004, p.13). Thus, Sartre's literary works carry his philosophy within them, combining form and thought, the tangible and the abstract. Besides reflecting his ideology, his literature also serves as a means to illustrate his existentialist theory in a more concrete and applied way in everyday situations. Therefore, to analyze the textual play in Sartre's fictional work, we have selected some of the author's creations that exemplify two of the literary genres he frequently employs: La nausée (1938), which will be studied as an example of Sartrean novel, and the plays Le diable et le bon dieu (1951); Huis clos (1944); Les Mouches (1943); Les mains sales (1948) and La putain respectueuse (1946), which will serve as a basis for interpreting relevant and notable issues in Sartre's written drama. Through the literary analysis of these works, we aim to present the importance of this intertextual communication for their fictional composition and the understanding of Sartre's existentialist theory, particularly concerning themes such as freedom, responsibility, bad faith, and anguish.
Keywords: Intertextuality; Sartre; Literature; Existentialism; Philosophy.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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