UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Daniel Rodrigues da Luz
Titulo As faces da voz lírica na obra "Escuta", de Eucanaã Ferraz
Orientador(a) Profa. Dra. Fabiane Renata Borsato
Data 30/05/2023
Resumo RESUMO
Longo é o caminho traçado pelo poeta Eucanaã Ferraz até a obra Escuta (Companhia das Letras). Lançado em 2015 e ainda de pouca fortuna crítica, o volume carrega aspectos de um poeta amadurecendo principalmente a partir do legado de grandes nomes da geração de 45. A voz lírica na obra Escuta possui um olhar semelhante ao de uma câmera no cinema. As cenas cotidianas que ela observa e compõe, ora acompanhando o movimento dos indivíduos na paisagem, ora focando em um plano específico, transferem a ela cargas emotivas em diferentes tonalidades. A emoção, as tensões e inquietudes da voz lírica permitem a ela questionar sua própria existência e seu lugar no mundo. Seu olhar disperso contempla seres banais, ouve com atenção o que eles têm a dizer e dessa experiência passa a olhar o mundo de outra maneira. O ruim é inevitável quando se busca a alegria, nessas duas direções a escuta passa a ser a ação de estar atento mesmo quando o que está prestes a aparecer seja algo temível. O objetivo deste estudo é discutir o comportamento da voz lírica nessa obra do poeta, observar as faces que ela assume diante do mundo e do outro e o distanciamento emotivo que ela toma de ambos. Pretende-se analisar poemas e mapear, principalmente, as semelhanças entre essas vozes, pensando em como essas composições implicam no projeto estético do livro. A análise da estrutura dos poemas, do ritmo, dos níveis sonoro, sintático e semântico terá como aporte teórico fundamental as obras de Antonio Candido, O estudo analítico do poema e Na sala de aula, e as de Octavio Paz, O ritmo e A imagem. Os estudos de Adorno (2003), Combe (2010) e Collot (2006 e 2013) servirão de apoio para a bibliografia sobre subjetividade e lirismo.
Palavras-chave: Eucanaã Ferraz; Escuta; poesia brasileira contemporânea; voz lírica.

ABSTRACT
Long is the path traced by the poet Eucanaã Ferraz until the work Escuta (Companhia das Letras), released in 2015 and still of little critical fortune, the volume carries aspects of a poet maturing mainly from the legacy of great names of the generation of 45, mainly. The lyrical voice in the work Escuta has a look similar to a camera in the cinema, the everyday scenes that she observes and composes, sometimes following the movement of individuals in the landscape, sometimes focusing on a specific plane, transfer to her emotional charges in different tonalities. The emotion, tensions and concerns of this voice allow her to question her own existence and her place in the world. His dispersed gaze contemplates banal beings, he listens carefully to what they have to say and from this experience he begins to look at the world in a different way. The bad is inevitable when looking for joy, in these two directions listening becomes the action of being attentive even if what is about to appear is something fearful. The objective of this study is to discuss the behavior of the lyrical voice in this work of the poet, to observe the faces that it assumes before the world and the other and the emotional distance it takes from both. It is intended to analyze poems and map, mainly, the similarities between these voices, thinking about how these compositions imply the aesthetic project of the book. The analysis of the poems' structure, rhythm, sound, syntactic and semantic levels will have as a fundamental theoretical contribution the works of Antonio Candido, O estudo analítico do poema and Na sala de aula, and the works of Octavio Paz, O rítmo and A imagem . The studies by Adorno (2003), Combe (2010) and Collot (2006 and 2013) will support the bibliography on subjectivity and lyricism.
Keywords: Eucanaã Ferraz; Escuta; brazillian contemporary poetry; lyrical voice.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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