UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Gabriela Herculano Azevedo
Titulo Entre leituras e leitores: Clarice na cabeceira
Orientador(a) Profa. Dra. Natália Corrêa Porto Fadel Barcellos
Data 29/05/2023
Resumo RESUMO
Clarice Lispector produziu uma diversidade de contos, crônicas e romances, que continuam presentes na vida de todo leitor que se propõe ao enfrentamento de suas obras, as quais conduzem a lugares não imaginados. Montero (2009) ressalta que, para Lispector, o leitor é um personagem curioso e inteiramente individual. Em um processo de leitura, liga-se de maneira íntima e direta ao escritor, fundindo-se a ele. À luz da estética da recepção, o leitor é tão importante quanto o texto, sendo a leitura o resultado de uma interação. Trata-se, nesse caso, de um diálogo entre autor e leitor, conduzido pelo texto. Desse modo, o objetivo primeiro desta pesquisa foi verificar, por meio de uma leitura analítica e interpretativa, os efeitos de sentido criados pelo discurso clariciano materializado na relação autor-obra-leitor, em que se apresentam as impressões de leitura de leitores intelectualizados e selecionados, que compõem a coletânea Clarice na cabeceira. Trabalhou-se apenas o primeiro volume, Clarice na cabeceira (2009), composto por alguns dos mais belos contos da autora, bem como da Literatura Brasileira, sendo destacados quatro deles: “Amor”, “A imitação da rosa”, “O crime do professor de matemática” e “A bela e a fera ou a ferida grande demais”. O segundo objetivo alcançado por esse estudo foi apresentar os resultados obtidos por uma pesquisa de campo que demonstrasse a leitura interpretativa dos mesmos textos selecionados anteriormente, sob o olhar dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, leitores em formação, do município de Franca, SP. Utilizou-se, portanto, as teorias da estética da recepção e do letramento literário para o desenvolvimento da oficina, cujo intuito foi o de formar leitores e, mais especificamente, leitores de Clarice Lispector.
Palavras-chave: Clarice Lispector; Contos; Leitores; Estética da recepção; Letramento literário

ABSTRACT
Clarice Lispector wrote a diversity of short stories, chronicles and novels, which remain present in the life of every reader who proposes to face her works, which lead to unimagined places. Montero (2009) points out that, for Lispector, the reader is a curious and entirely individual character. In a reading process, he connects in an intimate and direct way to the writer, merging into him. In the view of the aesthetics reception, the reader is as important as the text, reading being the result of an interaction. It is, in this case, a dialogue between author and reader conducted by the text. Therefore, the first goal of this research, was to assess through an analytical and interpretative reading, the effects of meaning created by the Clarice discourse materialized in the author-work-reader relationship, which presents the reading impressions of selected intellectualized readers, who compose the collection Clarice na cabeceira. In this work has only the first volume, Clarice na cabeceira (2009), consists of some of the author's most beautiful short stories, as well as Brazilian Literature, four of them stand out: "Amor", "A imitação da rosa", "O crime do professor de matemática" and, "A bela e a fera ou a ferida grande demais".The second goal achieved by this study was to show the results obtained by a field research that demonstrated the interpretative reading of the same texts previously mentioned from the perspective of 3rd year high school students training readers in the city of Franca, SP. It used, however, the theories of aesthetics of reception and literary literacy for the creation of a workshop, which goal was to form readers and, more specifically, Clarice Lispector's readers.
Key-words: Clarice Lispector; Tales; Readers; Aesthetics of reception ; Literary literacy
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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