UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Leirislaine Ferreira de Oliveira Santos
Titulo O teatro esteticamente diversificado de Luiz Francisco Rebello
Orientador(a)
Data 06/08/2003
Resumo O presente texto analisa a manifestação de diferentes estéticas nas peças O mundo começou às 5 e 47, O dia seguinte, É urgente o amor e Condenados à vida, escritas pelo dramaturgo e ensaísta português Luiz Francisco Rebello, que transmite, através da mensagem dos dramas, uma perspectiva angustiada e, paradoxalmente, crente em relação ao mundo e aos homens.
Apesar do princípio de composição ser muito diferente, nota-se a influência do Simbolismo na obra de Rebello, principalmente na representação da morte mediante aspectos anti-naturalista e do sobrenatural como símbolo da existência de uma outra realidade.
Já o fundo filosófico existencialista sartreano se faz presente na maneira como o autor reflete, em seus dramas,as preocupações de uma época marcada pela convivência de sentimentos contraditórios, como o pessimismo e o otimismo, o desespero e a esperança.
Por fim, percebe-se, também, a persistência do Expressionismo (principalmente no que diz respeito à representação da sociedade), através do enfoque coletivo dado às personagens, em lugar da representação subjetiva.
Por meio de seus dramas, Luiz Francisco Rebello mostra-se como um ser humano consciente, esclarecido e, acima de tudo, preocupado com o futuro dos homens e, conseqüentemente, do mundo.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara