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Aluno(a) |
Jadd Santana Lima |
Titulo |
O uso didático da fábula |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Celeste Consolin Dezotti |
Data |
30/05/2023 |
Resumo |
RESUMO
A fábula é um gênero discursivo, cujas personagens desempenham ações alegóricas. Ela é formada por três discursos: o narrativo, o moralizante e o metalinguístico. O discurso narrativo conta por meio de imagens uma história figurativizada. Já o moralizante apresenta uma lição de moral e o discurso metalinguístico tem as funções de unir os discursos anteriores e expressar a força ilocutória do gênero. Este tipo de narrativa é oriundo da tradição oral, estando presente ao longo do tempo em diferentes culturas. Um aspecto comum entre fábulas de diferentes épocas e sociedades é o seu uso com propósito didático. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de verificar como as fábulas eram utilizadas na educação desde as sociedades antigas até o cenário brasileiro atual. Desta forma, apresentamos uma visão geral sobre o gênero, suas características e seu uso didático na Antiguidade Clássica, na Idade Média, no Renascimento e no Brasil Colônia até os nossos dias. A fim de investigar o que alguns fabulistas afirmam sobre as fábulas, analisamos alguns prólogos de coleções fabulísticas. O aporte teórico é baseado nos estudos de Adrados (1979, 1985), Dezotti (1999, 2017, 2018, 2020), Esteban (1994), Fisher (1987), Lima (1984), Marrou (1969), Nunes (1979), Provenzo Jr. (1976) entre outros. Também se incorpora à pesquisa o levantamento e comentário das dissertações do Mestrado Profissionalizante, disponibilizadas na plataforma Sucupira, sobre o trabalho com fábulas em sala de aula no Brasil. Dentre os resultados obtidos destacam-se a contribuição da finalidade didática para a propagação e formação do gênero, a importância do trabalho com fábulas no ensino e a utilização de textos de diferentes fabulistas em cenário nacional.
Palavras – chave: fábula; didático; esópica; prólogo; fabulistas.
ABSTRACT
The fable is a discursive genre, whose characters perform allegorical actions. It is formed by three discourses: the narrative, the moralizing and the metalinguistic. The narrative discourse tells a figurative story through images. The moralizer, on the other hand, presents a moral lesson and the metalinguistic discourse has the functions of uniting the previous discourses and expressing the illocutionary force of the genre. This type of narrative comes from the oral tradition, being present over time in different cultures. A common aspect among fables from different times and societies is their use for didactic purposes. Therefore, this research aims to verify how fables were used in education from ancient societies to the current Brazilian scenario. In this way, we present an overview of the genre, its characteristics and its didactic use in Classical Antiquity, in the Middle Ages, in the Renaissance and in Colonial Brazil until the present day. In order to investigate what some fabulists say about fables, we analyzed some prologues of fabulistic collections. The theoretical contribution is based on studies by Adrados (1979, 1985), Dezotti (1999, 2017, 2018, 2020), Esteban (1994), Fisher (1987), Lima (1984), Marrou (1969), Nunes (1979), Provenzo Jr. (1976) among others. The survey and commentary on the Professional Master's dissertations, available on the Sucupira platform, on working with fables in the Brazilian classroom, are also incorporated into the research. Among the results obtained, the contribution of the didactic purpose to the propagation and formation of the genre, the importance of working with fables in teaching and the use of texts from different fabulists in the national scenario stand out.
Keywords: fable; didactic; aesopic; prologue; fabulists.
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Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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