UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Luciane Alves dos Santos
Titulo Metamorfose: o universo fantástico muriliano
Orientador(a)
Data 16/04/2003
Resumo A história do pensamento e do comportamento ocidentais do século XVIII até o século XXI é a referência mais segura para caracterizar as mudanças ou metamorfoses sofridas pela narrativa fantástica durante esse período. A literatura está sempre afinada com os acontecimentos de sua época; assim, as transformações do mundo, políticas, históricas e culturais, caracterizam as diferentes faces que o gênero apresentou durante os séculos. Se inicialmente o horror externo ao homem, de caráter sobrenatural, foi a fonte de inspiração de muitos autores, a história do mundo e suas constantes transformações encarregaram-se de revelar o horror presente no íntimo do ser humano, o que caracterizou o fantástico do século XX.
A percepção e representação da realidade absurda e opressora, e as angústias que permeiam a existência do homem moderno adentraram na literatura também através da narrativa fantástica. A partir de Kafka, o fantástico segue outro rumo; não são mais as histórias de arrepiar que transmitem o medo, o irracional. Agora, temos o fantástico aliado ao absurdo: os personagens são pessoas comuns, prisioneiras de seus medos em uma existência angustiada. É um gênero de extrema vitalidade que traduz as imperfeições e angústias do mundo através do choque entre o racional e irracional; dessa antinomia que faz brotar o fantástico aflora a consciência do homem do século XX.
No Brasil, o universo ficcional de Murilo Rubião revela a importância de sua obra no âmbito da narrativa fantástica. Seus contos mostram, através do absurdo ficcional, a fatalidade da vida moderna, povoada de medo, angústia e solidão. A irrupção do fantástico apresenta-se nos contos do escritor mineiro por meio, sobretudo, do processo de metamorfoses, que se revela tanto pelos temas desenvolvidos quanto pelo fazer poético. Dessa forma, a natureza fantástica de sua obra é também fruto de uma linguagem repleta de alegorias: linguagem que expõe as insatisfações humanas e assume caráter revelador e crítico.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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