|
|
Aluno(a) |
Camila da Silva Alavarce |
Titulo |
O "sujeito do discurso" em narrativas do Romantismo português: um estudo das estratégias de intervenção |
Orientador(a) |
|
Data |
28/04/2003 |
Resumo |
A presente dissertação analisa o posicionamento do narrador diante de seu relato. Acreditamos que, além das funções normalmente imputadas ao narrador, existe uma outra, de importância fundamental em algumas narrativas: a revelação de um "sujeito do discurso", entidade construída e edificada na ordem do texto literário. Uma vez que funcionam como uma espécie de entrelugar dentro do universo ficcional, permitindo a visualização da perspectiva por meio da qual o discurso literário foi construído, foram escolhidos os prefácios, as notas de rodapé e as intromissões realizadas por esse "sujeito do discurso" nas obras O Arco de Sant'Ana, Coração, Cabeça e Estômago e "A dama pé-de-cabra", dos seguintes autores, respectivamente: Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco e Alexandre Herculano.
Este trabalho estuda, ainda, os efeitos de sentido provocados na obra literária pela intervenção dessa "voz misteriosa"; verificamos que a principal "conseqüência" advinda dessas intromissões é, em determinados casos, a manutenção da verossimilhança do relato e, em outros, a criação de um efeito de sentido que parece ultrapassar a verossimilhança, criando o que optamos por chamar de "ilusão de veracidade". Dirigindo-nos por este caminho, deparamo-nos com a problemática da representação ou mímesis, assunto também examinado nesta dissertação, portanto. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|