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Aluno(a) |
Roselene de Fátima Coito |
Titulo |
Uma leitura inquieta: o leitor infantil nos mistérios de Clarice Lispector |
Orientador(a) |
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Data |
29/04/2003 |
Resumo |
Tomamos como corpus textos infantis escritos por Clarice Lispector e procuramos oferecer, nesse trabalho, um outro olhar sobre os textos literários a partir dos fundamentos teóricos da Análise do Discurso de orientação francesa e da teoria de Mikhail Bakhtin. Com esses olhares teóricos, defendemos o texto infantil como um gênero literário que tem um discurso específico, assim como a produção voltada para adultos. Por meio das teorias utilizadas, mostramos a complexidade desse gênero que se manifesta, no discurso clariciano, como cumplicidade, interdição e memória. A cumplicidade vem das estratégias utilizadas pela autora na construção dos seus textos, os quais tratam a criança como um ser inteligente e ativo; a interdição, do silêncio social, do silêncio da crítica literária em relação à produção infantil de Clarice e do silenciamento, social e discursivo, desvelado pela autora no texto literário; e, finalmente, a memória do dizer que se atualiza quando o leitor assume a função-autor. Por isso, postulamos a literatura infantil clariciana cumpre um importante papel na formação do leitor ao construir leituras múltiplas e leitores sagazes na inquietude dos saberes como paisagens em constante construção. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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