|
|
Aluno(a) |
Roseli Batista de Carvalho |
Titulo |
Rimbaud e Sá-Carneiro |
Orientador(a) |
|
Data |
25/06/2003 |
Resumo |
Essa tese, intitulada, Rimbaud e Sá-Carneiro: convergências em confronto tem o objetivo de analisar as teorias estéticas de ambos os poetas das vanguardas que agitaram a vida intelectual européia no final do século XIX e início do século XX.
Através da corrente crítico-literária Literatura Comparada, comprovamos que, embora pertencendo a momentos cronológicos distintos, (Rimbaud compõe sua obra no final do século XIX, e Sá-Carneiro no início do século XX) as poéticas desses poetas estabelecem pontos de convergência.
No confronto entre suas poéticas, constatamos que os poetas versam sobre temas comuns: o artista, a obra ideal, a concretização dessa obra no ato de escritura. Esse é um ponto de convergência.
Entretanto, no momento de criação do poema, cada poeta desenvolve, em seus versos, uma estética particular. A estética de Rimbaud fundamenta-se na teoria da vidência, ou do desregramento dos sentidos. A estética de Sá-Carneiro é estruturada no sensacionismo, ou metafísica das sensações. Suas obras poéticas, embasadas no pensamento crítico-filosófico sobre o literário, promovem a recriação (ou atualização original) de recursos próprios à versificação. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|