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Aluno(a) |
Kelly Cristina Fantini |
Titulo |
Representações amorosas em narrativas de Marçal Aquino |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Celia de Moraes Leonel |
Data |
24/10/2022 |
Resumo |
RESUMO
A obra de Marçal Aquino é muito lida e vista pela crítica como sendo violenta e brutal, além de destacar-se como narrativa policial. Pouco se fala das relações amorosas que permeiam suas histórias. Dado esse fato, o presente trabalho propõe-se a demonstrar, em determinadas narrativas do escritor, a grande importância da temática amorosa. O corpus é constituído pelo romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), pelo conto “Sete epitáfios para uma dama branca (Que, descalça, media 1,65 m e, nus, pesava 54 quilos)”, de O amor e outros objetos pontiagudos (1999) e pelos roteiros oriundos da narrativa romanesca: o teatral Amor de servidão (2008) e o cinematográfico Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios (2012) e o filme homônimo, também de 2012. Além da demonstração da importância do tema do amor nas obras citadas e do modo como ele se desenvolve em cada uma delas, verificamos, comparativamente, proximidades e diferenças no tratamento do tema entre elas. Ademais, mostramos que o romance de 2005 pode ser considerado uma ampliação do conto de 1999. O apoio teórico é dividido em estudos sobre o amor e composto especialmente por O banquete (2014), de Platão, A dupla chama: amor e erotismo (1994), de Octavio Paz, O Erotismo, de Georges Bataille (2017) e Tratado do amor cortês (2000), de André Capelão, também por estudos sobre a violência, como “Linguagens contemporâneas da violência” (2013) e “Os cenários urbanos da violência brasileira” (2000) de Karl Erik Schollhammer e “Por um realismo brutal e cruel” (2012) de Renato Pereira Gomes. Para a análise da narrativa contamos os estudos de Gérard Genette em Discurso da narrativa [197-] e, para análise do conto, baseamo-nos nos estudos Valise do cronópio (1993) de Julio Cortázar, A educação pela noite e outros ensaios (1989), de Antonio Candido e O conto brasileiro contemporâneo (2002), de Alfredo Bosi. As teorias de Syd Field em Roteiro: os fundamentos do roteirismo (2014) e Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico (2001) e Da criação ao roteiro (1995), de Doc Comparato foram fundamentais para a compreensão do roteiro e da adaptação cinematográfica, bem como JeanPierre Ryngaert (1996) em Introdução à análise do teatro, para o estudo do texto dramático. O resultado das análises permitiu levantar semelhanças entre as obras no que diz respeito à predominância da temática amorosa em relação à temática da violência.
Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea; Marçal Aquino; amor; erotismo; violência.
ABSTRACT
Marçal Aquino’s literary work is widely read and analysed by critics as being violent and brutal. Aside from being well-known for its crime fiction aspects, not much is said about romantic relationships in his stories. Therefore, the present study has the purpose of demonstrating the great importance of love as a theme in specific narratives by the author. The corpus is based in the novel Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), in the short story “Sete epitáfios para uma dama branca (Que, descalça, media 1,65 m e, nua, pesava 54 quilos)”, from O amor e outros objetos pontiagudos (1999), and in the scripts originated in the romanesque narratives: the theatrical Amor de servidão (2008) and the cinematographic Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios (2012), and the film with the same title of the novel and the script, also from 2012. Apart from demonstrating the importance of love as a theme in the aforementioned works, and the way it develops in each of them, a comparison between their similarities and differences was also undertaken. Furthermore, it has been shown that the 2005 novel can be considered an expansion of the 1999 short story.The theoretical basis is divided into studies about love and especially about O banquete (2014), by Platão, A dupla chama: amor e erotismo, by Octavio Paz,O Erotismo (2017), by Georges Bataille, and Tratado do amor cortês (2000), by André Capelão. It is also based in studies of violence such as “Linguagens contemporâneas da violência” (2013) and “Os cenários urbanos da violência brasileira” (2000), by Karl Erik Schollhammer, as well as “Por um realismo brutal e cruel” (2012), by Renato Pereira Gomes. For the analysis of the narrative, we were based on the studies of Gérard Genette in Discurso da narrativa [197-], and for the analysis of the tale, we were based on the studies Valise do cronópio (1993), by Julio Cortázar, A educação pela noite e outros ensaios (1989), by Antonio Candido, and O conto brasileiro contemporâneo (2002), by Alfredo Bosi. Syd Field's theories in Roteiro: os fundamentos do roteirismo (2014) and Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico (2001), and Da criação ao roteiro, (1995), by Doc Comparato, were fundamental for understanding the screenplay and adaptation to the cinema. Moreover, JeanPierre Ryngaert’s theories in Introdução à análise do teatro (1996) were paramount for the study of the dramatic text. The result of the analysis allowed us to identify similarities between the works with regard to the predominance of the theme of love in relation to the theme of violence.
Key words: Contemporary Brazilian literature; Marçal Aquino; love; eroticism; violence. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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