UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Marcia Maria Sant Ana Jóe
Titulo O poema da pintura - relações intersemióticas no livro Poemas, de Portinari
Orientador(a) Profa. Dra. Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan
Data 29/08/2022
Resumo RESUMO
SANT’ANA-JÓE, Márcia Maria. O Poema da Pintura – Relações intersemióticas no livro Poemas, de Portinari. 2022, 164 folhas. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara, São Paulo - Universidade Estadual Júlio de Mesquita, 2022.
Elegemos estudar a obra Poemas de Cândido Portinari, seu único livro de poemas publicado em 1964 originalmente sem ilustrações. A obra Poemas está dividida em 4 partes ou seções: O menino e o povoado, Aparições, A revolta e Uma prece. Os temas do Portinari-poeta lembram os temas do Portinari-pintor, quando se referem às alegrias e medos da infância em Brodowski. Realizamos uma análise comparativa entre as três edições disponíveis da obra, quanto a alterações de diagramação, de versos, acréscimo de manuscritos, fotos e pinturas. Elegemos um recorte de poemas da seção de O menino e o povoado, a maior entre as três seções, Aparições e A Revolta. O objetivo foi o de estudar o diálogo dos poemas de Candido Portinari com o processo de composição de suas obras plásticas, pesquisando as relações estéticas entre essas diferentes linguagens, tendo como instrumento de análise a semiótica greimasiana, especialmente os conceitos de enunciação, figuratividade, semiótica figurativa e a plástica e questões próprias da poética: ritmo, rima e distribuição espacial das palavras. Também estudamos a aproximação do poeta com os grupos de artistas e analisamos, sobretudo, o ineditismo da poesia de Portinari, sua filiação ao Movimento Modernista, e também avaliamos se tais dados poderiam configurar uma poética que se aproximasse das pinturas de Portinari. Esperamos que esse estudo possa despertar e inspirar outras pesquisas acerca da poética de Portinari e contribuir para o desenvolvimento de reflexões pertinentes no que se refere aos procedimentos comuns entre as artes.
Palavras-Chave: Portinari; poesia brasileira; pintura; semiótica; sentido.

ABSTRACT
We elected to study the work “Poemas” by Candido Portinari, his single book of poems published originally in 1964 without illustrations. The work “Poemas” is divided into 4 parts or sections: O menino e o povoado, Aparições, A revolta and Uma prece. The themes of painterPortinari remind those of poet-Portinari, in relation to the joys and fears of the childhood in Brodowski. We carried out a comparative analysis between the three editions regarding alterations in diagramming, verses, manuscripts addition, photos and paintings. We elected a clipping from the section of O menino e o povoado, the biggest in the three sections, Aparições and A Revolta. The objective was to study the dialogue of Cândido Portinari’s poems and the composition process of his plastic works, researching the aesthetic relations among these different languages, using Greimasian semiotics as an instrument of analysis, especially the concepts of enunciation, figurativeness, figurative and plastic semiotics and issues specific to the poetics: rhythm, rhyme and spatial distribution of words. We also studied his approach to groups of artists and we analyzed, above all, the originality of Portinari's poetry, his affiliation to the Modernist Movement, and we also evaluated whether such data could configure a poetics that approached Portinari’s paintings. We hope that this study can awaken and inspire further research on Portinari’s poetics and contribute to the development of pertinent reflections in relation to the common procedures between the arts.
Keywords: Portinari; Brazilian poetry; painting; semiotics; meaning.
Tipo Defesa-Doutorado
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