UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Carmem Rita Mauro Cagno
Titulo Clarice Lispector e a coletânea do imprevisível: o estranhamento literário no espaço jornalístico
Orientador(a)
Data 10/10/2002
Resumo Discutir sobre a literariedade de textos publicados pela escritora Clarice Lispector em jornal foi o objetivo que norteou este trabalho. Mesmo admitindo que tanto o texto jornalístico quanto o literário se ancoram na subjetividade e se concretizam como discurso a partir do universo sócio-histórico de onde são gerados, acreditamos poder demonstrar o compromisso da autora com a literatura, a despeito do suporte que seus textos ocuparam ou dos temas que abordaram.
O corpus analisado foi constituído de textos publicados por Clarice no Jornal do Brasil durante seis anos e, posteriormente, reunidos no livro A descoberta do mundo. Escolhemos esses textos da autora por constatarmos que, mesmo ao tratar de temas ligados ao cotidiano ou à notícia e ao se mostrar num veículo de informação de massa, o narrador em Clarice não obedece a critérios próprios da linguagem jornalística nem se submete à noção de gênero, o que evidencia seu caráter literário.
Para demonstrar esse estranhamento literário contido nos textos de Clarice publicados em jornal, valemo-nos do aporte teórico da Análise do Discurso, de linha francesa, bem como dos princípios textuais propostos pelos formalistas.
O trabalho está dividido em quatro capítulos. Nos dois primeiros, abordamos teoricamente os princípios a partir dos quais é classicamente tratada a questão da linguagem literária e da jornalística. No terceiro capítulo procuramos mostrar as contribuições que a perspectiva da Análise do Discurso traz para a discussão do tema tratado nos dois anteriores e, no capítulo final, procedemos a análise dos textos da escritora, desvendando sua literariedade.
Dentre todos os textos publicados pelo autora no Jornal do Brasil, escolhemos quatro para efetuar nossa análise, uma vez que julgamos serem os mais característicos no que se refere ao apontamento das marcas literárias emergindo de temas jornalísticos ou da subverção das formas usadas em jornal. Por reunir essas características, esses textos, dentre os muito publicados no Jornal do Brasil, dão conta de demonstrar a literariedade da escritora, mesmo quando invade terrenos estranhos à literatura.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara