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Aluno(a) |
Maria Carolina de Godoy Nogueira |
Titulo |
A construção literária da magia em Guimarães Rosa |
Orientador(a) |
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Data |
20/06/2002 |
Resumo |
Este trabalho centra-se no modo como, na obra de Guimarães Rosa, constrói-se literariamente o universo da magia e ainda nas modificações por que passa o tema em questão em sua produção. O corpus do trabalho é constituído de dois contos de Sagarana, "São Marcos" e "Corpo fechado", e de duas novelas de Corpo de baile: "Campo geral", -Manuelzão e Miguilim- e "Buriti" - Noites do sertão. O estudo do tratamento temático associado ao da estrutura e do discurso da narrativa permite verificar como se estabelecem as semelhanças e as diferenças, quanto ao tratamento do campo da magia, nos textos escolhidos. Analisam-se, mais detidamente, as categorias narrativas nos dois contos, já que a magia é central; nas novelas ressalta-se, apenas, a ampliação temática do autor. O trabalho apóia-se em ensaios críticos sobre a produção rosiana de modo geral e sobre as composições selecionadas em particular, como os de Antonio Candido, Álvaro Lins, Tieko Y. Miyazaki, Manuel A. de Castro e Maria Célia de Moraes Leonel. Para o estudo da magia, a pesquisa desenvolveu-se com o auxílio de textos de antropologia que definem esse tipo de atividade e tratam da caracterização sócio-cultural de seus praticantes. A orientação teórica para a análise das categorias narrativas é proveniente de Antonio Candido ("A personagem do romance") e de Philippe Hamonn ("Para um estatuto semiológico da personagem") para o estudo das personagens; de Gérard Genette (Discurso da narrativa, parte principal de Figures III) para a análise tempo, do narrador e do focalizador e, novamente, Philippe Hamon ("O que é uma descrição?") para o estudo do tratamento do espaço no discurso descritivo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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