UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) José Alonso Torres Freire
Titulo Mas este livro não passa de um romance. . . ficção, história e identidade em dois romances de Mário Souza
Orientador(a)
Data 18/12/2002
Resumo Nesta dissertação são abordadas várias questões recorrentes na obra do escritor Márcio Souza, tais como a relação explícita que se apresenta em seus romances entre a ficção e a história, a utilização da sátira como ação política e da paródia como recuperação de fatos e documentos históricos relevantes, a metaficcionalidade e a ironia, além das implicações desse tipo de abordagem para a discussão da identidade (brasileira ou amazônica), entre outras, tendo como corpus os romances Mad Maria (1980) e A Resistível Ascensão do Boto Tucuxi (1982). Essas obras foram selecionadas por sua representatividade para a compreensão do projeto estético-ideológico do autor e para a apreciação de sua realização em duas vertentes ficcionais diferentes, a metaficção historiográfica (Mad Maria) e a sátira, com forte cunho paródico (A Resistível Ascensão do Boto Tucuxi). Vários conceitos foram utilizados nas análises: função autor (Michel Foucault), carnavalização e duplos parodiadores (Mikhail Bakhtin), metaficção historiográfica (Linda Hutcheon), persona satírica (João Adolfo Hansen) e outros. Nesta pesquisa, parto da hipótese de que muitas questões presentes na ficção de Márcio Souza foram estabelecidas claramente como um projeto estético-ideológico do escritor no ensaio A Expressão Amazonense (1978), utilizado neste trabalho como ponto de partida para as análises. Como conclusão, procurei demonstrar que as obras estudadas se constróem a partir de um intenso diálogo crítico da ficção com a história e de uma expressa consciência do suporte romance e da tradição literária. Com essa relação entre o ficcional e o histórico sempre mediada pela ironia, o autor assume o desafio de recuperar textos, fatos e figuras relevantes do passado por meio de suas narrativas, recolocando-os, assim, novamente, como objeto de discussão para o presente.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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