UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Antonio Fernandes Junior
Titulo Intertextualidade e movimentos de leitura em canções de Renato Russo
Orientador(a)
Data 28/10/2002
Resumo Este trabalho destina-se ao estudo das manifestações intertextuais nas letras das canções de Renato Russo, autor que, no processo de criação de seus textos, utiliza-se de referências explícitas, por meio de citações, e implícitas, por meio da absorção de outros textos que são transpostos e/ou recontextualizados em suas canções. Seguindo orientações de Bakhtin, Kristeva e Perrone-Moisés, consideramos que as palavras, em seu trajeto migratório, sofrem migração de sentidos em sua passagem por diferentes espaços, sujeitos e tempos, e carregam consigo as marcas de outros contextos dos quais fizeram parte; ao ocupar um novo contexto, são re-significadas. Dessa maneira, a leitura da obra de Renato Russo, segundo o recorte que propomos realizar, perpassa dois momentos: inicialmente, uma leitura que se propõe a identificar as referências intertextuais para, em seguida, proceder-se à análise, evidenciando como tais referências foram reutilizadas em um novo texto e quais os efeitos de sentido são produzidos. Para a estruturação deste estudo, dividimo-lo em quatro etapas: 1) contextualização histórica do desenvolvimento do rock e da poesia no Brasil, com enfoque especial, nos anos 80; 2) apresentação da obra do compositor observando procedimentos de escrita, temas recorrentes etc.; 3) apresentação teórica dos conceitos de intertextualidade e análise de canções; 4) estudo que observa a proximidade dos textos de Renato Russo com a literatura romântica. No decorrer desta pesquisa, notamos que a intertextualidade configura-se como um procedimento constitutivo do discurso das canções de Renato Russo e a análise realizada possibilitou-nos verificar que a leitura de um texto deve considerar a sua relação com os outros que ele cita, ou com os quais dialoga, e, ainda, explicitar como diferentes discursos materializam-se e se inter-relacionam produzindo novos sentidos.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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