UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Taisy Buzanello Janku
Titulo A CONTEMPORANEIDADE DO EU AUTOFICCIONAL EM NAS PELES DA CEBOLA DE GÜNTER GRASS
Orientador(a) Natália Corrêa Porto Fadel Barcellos
Data 25/05/2022
Resumo Günter Grass é um dos grandes nomes da literatura alemã. Nascido em 1927 na cidade de
Danzig, na Polônia, Grass consolidou-se como escritor com a publicação de seu primeiro
romance, O tambor (1959). Em 2006, Grass publicou Nas peles da cebola, objeto deste
estudo. Trata-se de uma narrativa retrospectiva, cujos eventos retratados são ancorados nas
memórias pessoais do autor, compreendendo o período que se inicia com a eclosão da
Segunda Guerra Mundial e se encerra com a concepção de O tambor. Nas peles da cebola
contou com uma recepção controversa, pois na obra Grass revela ter alistado-se
voluntariamente aos dezessete anos à Waffen-SS, a tropa de elite nazista, informação que foi
ocultada do público por seis décadas. Verifica-se na obra a homonímia entre narrador,
personagem e autor, o que inscreve Nas peles da cebola no âmbito das narrativas de si. Uma
vez que o narrador apresenta-se continuamente como instância não-confiável e declara a sua
inclinação à fabulação, a obra adentra o campo da escrita autoficcional, forma narrativa
caracterizada por associar a ficção à autobiografia, mesclando ambos os domínios e tornando
imprecisos os limites entre eles. Desse modo, residindo em um espaço de entrelugar, a
identidade em questão na narrativa aponta para uma forma particular de representação da
subjetividade: o eu autoficcional. Por meio de sua constituição ambígua, este eu tensiona e
explora a fragilidade dos limites na contemporaneidade. O objetivo deste trabalho é investigar
como comportam-se as fronteiras entre fato e ficção em Nas peles da cebola, partindo da
observação do eu autoficcional, e então discutir de que modo a dinâmica ambígua da
subjetividade formada na obra coloca-se em diálogo com questões que concernem ao
presente. Para tanto, concentrar-nos-emos em três aspectos desta narrativa: o discurso da
memória, o sujeito dividido entre “eu” e o “outro” e a presença de Oskar Matzerath,
protagonista de O tambor, na narrativa autoficcional de Grass.
Palavras-chave: Günter Grass; escritas de si; eu; literatura alemã; literatura contemporânea.

Abstract: Günter Grass is one of the greatest names of German Literature. Born in 1927 in Danzig,
Poland, Grass was consolidated as a writer with the release of his first novel The Tin Drum
(1959). In 2006, Grass published Peeling the onion, object of this study. The narrative
involves a retrospective view of his life, whose portrayed events are anchored in the author’s
personal memories, comprehending the period that begins with the outbreak of World War II
and ends with the conception of The Tin Drum. Peeling the onion had a controversial
reception due to the disclosure of Grass’ voluntary conscription, at the age of seventeen, into
the Waffen-SS, the nazi elite corps, information that was kept hidden from the public for six
decades. The homonymy between narrator, main character and author is verified in this novel,
which inscribes Peeling the onion in the sphere of self-writing works. Since the narrator
presents himself continuously as an unreliable instance and declares his inclination towards
fabulation, the work enters the field of autofictional writing, a narrative form characterized by
associating fiction with autobiography, merging both domains and making the boundaries
between them imprecise. Thus, the identity in question, residing in an in-between space,
points to a particular form of representation of subjectivity: the autofictional-self. Through its
ambiguous constitution, this self tensions and explores the fragility of limits in contemporary
times. The objective of this study is to investigate how the boundaries between fact and
fiction in Peeling the onion behave, by observing the autofictional-self, and then discuss how
the ambiguous dynamics of this subjectivity dialogues with questions that concern the
present. In order to do so, we will focus on three aspects of this narrative: the discourse of
memory, the subject divided between “I” and “the other”, and the presence of Oskar
Matzerath, main character of The Tin Drum, in Grass's autofictional narrative.
Keywords: Günter Grass; Self Writing; I; German Literature; Contemporary Literature.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara