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Aluno(a) |
Claúdia Elisa Borges |
Titulo |
A pluralidade de vozes em O prisioneiro de Erico Verissimo |
Orientador(a) |
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Data |
18/12/2002 |
Resumo |
Em O prisioneiro, Erico Verissimo valoriza, sobretudo, os conflitos humanos resultantes da realidade exterior (sociedade) versus a realidade interior (a consciência); por isso, a análise do fluxo de consciência é imprescindível, visto que é o jogo das várias vozes revelador da consciência das personagens.
As personagens dessa narrativa vivem uma guerra e lutam não se sabe se pelo próprio país ou por elas mesmas. Todas estão à procura de respostas às dúvidas existenciais que, às vezes, se mostram impossíveis de serem alcançadas. É por meio do discurso interior que os conflitos de diferentes naturezas (social, política, religiosa, racial e familiar) vêm à tona.
A luta permanente das personagens para se libertarem de todas as vozes que as atormentam (da guerra, do domínio religioso, do racismo, dos rigores da educação familiar) constitui a base da trama narrativa de O prisioneiro. O estudo analítico do discurso das personagens desse romance é o objeto desta dissertação, que toma as idéias de Robert Humphrey (sobre uma investigação mais fecunda quanto aos mecanismos os quais podem ser utilizados para a construção do fluxo de consciência) e de Bakthin (sobre o dialogismo da linguagem como um dos pressupostos teóricos para a análise do fluxo da consciência das personagens desse romance). |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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