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Aluno(a) |
Luciana Moura Colucci de Camargo |
Titulo |
The Fall of the House of Usher: Ecos de um Discurso Grotesco e Decadente |
Orientador(a) |
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Data |
21/12/2002 |
Resumo |
O presente trabalho visa elaborar duas leituras críticas do conto The Fall of the House of Usher (1839), do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849). A primeira leitura consiste na aplicação da teoria do Grotesco e do Sublime na análise de Roderick Usher e Madeline Usher, personagens centrais do conto de Poe. São ressaltadas questões referentes à histeria e à beleza meduseica como forma de reforçar a faceta grotesca e sublime desses seres ficcionais. A segunda leitura fundamenta-se na Estética Decadentista e procura reconhecer Roderick Usher como o grande predecessor dos protagonistas decadentes dos romances The Wuthering Heights (1847), A Rebours (1884), The Picture of Dorian Gray (1890) e A Cidade e as Serras (1901). Em todos eles, observam-se alguns traços decadentes de Usher. Como exemplo, podem ser citados o dandismo, posturas excêntricas, atitudes ciclotímicas, hipersensibilidade de sentidos, repúdio à parvoíce da sociedade do século XIX e traços requintados de crueldade. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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