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Aluno(a) |
Gilberto Gaspar |
Titulo |
A paródia de gênero: Les Faux-Monnayeurs |
Orientador(a) |
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Data |
16/04/2002 |
Resumo |
Este trabalho procura mostrar os elementos empregados por André Gide em seu romance, Les Faux-Monnayeurs, para parodiar o gênero.
Foi a partir de uma frase desdenhosa e irônica proferida por Valéry que o romance naturalista entrou em crise; essa crise estende-se, então, a todo o gênero que, agora, se vê posto em xeque. Alguns escritores se propuseram a repensar o papel do romance perante o cenário artístico, entre eles encontramos a figura de André Gide.
Esta dissertação de mestrado foi elaborada levando-se em conta alguns aspectos. Primeiramente procurei mostrar a importância do estudo da vida de autor, pois não podemos separar vida e obra sem que a estrutura do romance seja prejudicada. O capítulo intitula-se De uma vida uma obra. No segundo capítulo, procurei fazer um levantamento do termo romance e suas origens. No capítulo III, trabalhei o conceito de paródia e a presença de André Gide como parodista. Na seqüência dos capítulos, trabalho o jogo dos duplos, onde o autor emprega diversos elementos pertinentes à paródia. No capítulo V, é trabalhado Les Faux-Monnayeurs enquanto paródia de gênero para, finalmente, chegar à conclusão desta dissertação e mostrar como é que Gide trabalhou os diversos componentes que me autorizaram a dizer que o romance em questão é uma paródia de gênero, ou seja, que Les Faux-Monnayeurs parodia não apenas obras naturalistas, mas todo um conjunto de obras que são intituladas "romance". |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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