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Aluno(a) |
Fabrício Zantut Diagonel |
Titulo |
VIOLÊNCIAS EM TRÊS ATOS: ÉTICA E ESTÉTICA EM TRÊS CONTOS LATINO-AMERICANOS |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Alexandre Silveira Campos |
Data |
29/04/2022 |
Resumo |
A relação entre violência e arte não é algo restrito à contemporaneidade, entretantoodesdobramento das vanguardas do início do século XX levaram essa tensão a umlimitedarepresentatividade. O diálogo entre ética e estética é uma discussão pertinente aos nossosdias:vivemos em um mundo em que a ameaça reacionária se apodera dos aparatos midiáticosecomunicativos para construir uma massificada estética do mal-gosto. Apropostadestetrabalho é pautada na análise de três contos contemporâneos nos quais podemos encontraratensão entre violência e arte. Os contos são “La pesada valija de Benavides” e “Cabezascontra el asfalto”, da escritora argentina Samanta Schweblin e “Crías”, da equatorianaMariaFernanda Ampuero. O objetivo deste trabalho é procurar entender de qual maneira as autorasconstroem sua narrativa ao redor da tensão entre arte e violência e quais os efeitos desentidogerados por esta tensão quando ela é duplamente mediada: primeiro, pelo sujeitointerno,personagem da narrativa que se depara com um objeto estético relacionado a violênciaedepois pelo próprio conto, objeto estético em si que media a significação entre osujeitodaenunciação e nós leitores. O percurso de leitura proposto inicia-se comdiscussões acercadealguns conceitos e transformações da arte no período citado - do início da vanguardaatéaoposição entre a cultura de massa e o desenvolvimento da arte contemporânea - paraquedepois seja possível aprofundar a pesquisa no da violência e suas diversas possibilidadesdedefinições. Quanto a violência, busca-se compreender, para além de suas definições, dequalmodo ela estrutura a sociedade em que vivemos, emaranhada emnossa vidasocial,profissional e em nossa formação psíquica. Findada essa primeira exposição, o próximopassoé a familiarização com a ferramenta de análise literária escolhida, a semiótica greimasiana.Conceitos como figurativização, tematização e isotopia, da semiótica discursiva e as reflexõesde Greimas acerca das paixões em suas obras “Semiótica das paixões” e “Da imperfeição”sãode muito valor para o desenvolvimento do trabalho.
Palavras-chave: Literatura hispano-americana; violência; semiótica.
Abstract: The relation between violence and art is not something relegated only to the contemporary,however the advent of the vanguards at the start of the 20th century has led this tensiontothelimits of representation. The dialog between ethics and aesthetics is a discussionverypertinent to our current moment: we live in a world where a reactionary menace takes holdofthe media with the intent of building an aesthetic of deliberate bad taste. The propositionofthis work is based on the analysis of three contemporary short stories in which we canfindthetension between violence and art. The short stories being “La pesada valija de Benavides”and“Cabezas contra el asfalto”, by Argentinian writer Samanta Schweblin and “Crias”, byEcuadorian writer Maria Fernanda Ampuero. The goal of this work is to try and makesenseof the way in which the authors build their narratives around the tension betweenart andviolence as well as the effects of meaning generated by this tension once it is doublymediated:first by the internal subject, a character part of the narrative who comes face to facewithanaesthetic object related to violence, and later by the short story in which they are contained, anaesthetic object in and of itself, which mediates the meaning between the subject andusreaders. The reading path offered here starts with discussions around some conceptsandtransformations around art in the time period mentioned – fromthe beginningof thevanguards until the opposition between mass culture and the development of contemporaryart– in order for us to better delve into the research regarding violence and its manydiversepossibilities and definitions. In regards to violence, we try to understand, beyond definitions,in what way it structures the society in which we live, tied together in our social andprofessional lives, as well as our psychological formation. Once done withthisfirstexposition, the next step is the familiarization with the tool of literary analysis chosen: thesemiotics of A. L. Greimas. Concepts such as figuration, theming and isotopy, fromdiscoursesemiotics and the reflections of Greimas in regards to passion in his works “The SemioticsofPassion” and “De l’Imperfection” are of great help to the development of this work.
Keywords: Latin-american literature; violence; semiotics |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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