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Aluno(a) |
Débora Ferri |
Titulo |
Textualidade e intertextualidade em contos de Sagarana |
Orientador(a) |
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Data |
12/06/2002 |
Resumo |
A dissertação aqui apresentada promove uma leitura dos contos "A volta do marido pródigo" e "A hora e vez de Augusto Matraga", parte de Sagarana, de Guimarães Rosa. Embora não seja a questão essencial, tal leitura baseia-se na realização que as categorias narrativas da focalização, voz, tempo e espaço assumem em cada um dos dois textos. É a partir daí que a riqueza dos efeitos de sentido, os traços que constituem a grandeza das duas obras artística, são delineados. Além disso, faz-se um estudo das relações intertextuais que cada conto mantém com histórias bíblicas, já que a estruturação narrativa dos mesmos está intimamente relacionada aos textos de origem. Para a análise do discurso narrativo e da intertextualidade nessa composições, toma-se como embasamento teórico estudos que provêm de três direções: ensaios críticos sobre a obra de Guimarães Rosa, em particular, sobre os dois contos, como os de Álvaro Lins, Antonio Candido, Walnice N. Galvão, Maria Sylvia de C. Franco, José Carlos Garbuglio e Suzy Frankl Sperber; estudos teóricos relativos às categorias narrativas, especialmente os de Gérard Genette, apreendidos através de tradução de parte do livro Figures III e, finalmente, textos relativos à intertextualidade de Laurent Jenny e Lucien Dällenbach, respectivamente, "Intertexto e autotexto" e "A estratégia da forma", além livro Formas simples de Jolles. A questão principal tratada neste estudo relaciona-se ao fato de o tipo de organização das categorias narrativas ter sido suscitado pela relação com os textos bíblicos: supõe-se que a forma adotada pelo escritor é a forma por ele considerada como a mais adequada para um texto que mantém relação intertextual com textos bíblicos. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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