| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Juliana Souto Lemos | 
		 
		
			| Titulo | 
			 BATALHA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS DA FESTA DE SÃO TIAGO EM MAZAGÃO VELHO – AP: UMA EXPERIÊNCIA (ETNO)DRAMATÚRGICA | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha  | 
		 
		
			| Data | 
			21/02/2022 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Esta pesquisa se debruça sobre a Festa de São Tiago, realizada anualmente em Mazagão Velho, 
no interior do Amapá. Inicialmente, com o objetivo de identificar a dramaturgia existente na 
encenação da Batalha entre Mouros e Cristãos, que compõe a programação da Festa, foi 
necessária uma investigação a respeito do percurso histórico de formação da própria Festa e da 
comunidade em que ela acontece. Para tanto, utilizando as noções metodológicas previstas pela 
etnocenologia, em diálogo com a bibliografia estudada, a narrativa da comunidade teve 
principal relevância e foi adquirida por meio de pesquisa de campo durante a realização da 
Festa e em momentos aleatórios no contexto do cotidiano da comunidade. Durante o percurso 
investigativo e vivencial, o escopo teórico foi ganhando novas abordagens e ampliando a 
análise, de modo que o próprio conceito de dramaturgia foi posto em questão, abrindo espaço 
para os estudos voltados ao campo da antropologia, com ênfase na performance cultural, 
chegando à etnodramaturgia. Esse procedimento levou a se identificar a manutenção da Festa 
enquanto um movimento de resistência estética e política, bem como uma luta pela 
sobrevivência com dignidade daqueles que a praticam. 
Palavras-chave: Etnocenologia, Dramaturgia, Etnodramaturgia, Batalha entre Mouros e 
Cristãos, Mazagão Velho. 
 
Abstract: This research focuses on the Feast of Saint James held annually in Mazagão Velho, in the 
interior of Amapá. Initially, in order to identify the dramaturgy existing in the staging of the 
Battle between Moors and Christians, which makes up the Festival's schedule, an investigation 
was necessary regarding the historical course of formation of the Festival itself and the 
community in which it takes place. Therefore, using the methodological notions provided by 
ethnocenology, in dialogue with the studied bibliography, the community narrative had main 
relevance and was acquired through field research during the celebration and also at random 
moments in the context of the community's daily life. During the investigative and experiential 
path, the theoretical scope gained new approaches and expanded the analysis, so that the very 
concept of dramaturgy was called into question, opening space for studies focused on the field 
of anthropology, with an emphasis on cultural performance, arriving to ethnodramaturgy. 
Which led to the identification of the maintenance of the Festival, as a movement of aesthetic 
and political resistance, as well as a struggle for survival with dignity for those who practice it. 
Keywords: Ethnocenology, Dramaturgy, Ethnodramaturgy, Battle between Moors and 
Christians, Mazagão Velho. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |