UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Juliana Souto Lemos
Titulo BATALHA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS DA FESTA DE SÃO TIAGO EM MAZAGÃO VELHO – AP: UMA EXPERIÊNCIA (ETNO)DRAMATÚRGICA
Orientador(a) Profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha
Data 21/02/2022
Resumo Esta pesquisa se debruça sobre a Festa de São Tiago, realizada anualmente em Mazagão Velho,
no interior do Amapá. Inicialmente, com o objetivo de identificar a dramaturgia existente na
encenação da Batalha entre Mouros e Cristãos, que compõe a programação da Festa, foi
necessária uma investigação a respeito do percurso histórico de formação da própria Festa e da
comunidade em que ela acontece. Para tanto, utilizando as noções metodológicas previstas pela
etnocenologia, em diálogo com a bibliografia estudada, a narrativa da comunidade teve
principal relevância e foi adquirida por meio de pesquisa de campo durante a realização da
Festa e em momentos aleatórios no contexto do cotidiano da comunidade. Durante o percurso
investigativo e vivencial, o escopo teórico foi ganhando novas abordagens e ampliando a
análise, de modo que o próprio conceito de dramaturgia foi posto em questão, abrindo espaço
para os estudos voltados ao campo da antropologia, com ênfase na performance cultural,
chegando à etnodramaturgia. Esse procedimento levou a se identificar a manutenção da Festa
enquanto um movimento de resistência estética e política, bem como uma luta pela
sobrevivência com dignidade daqueles que a praticam.
Palavras-chave: Etnocenologia, Dramaturgia, Etnodramaturgia, Batalha entre Mouros e
Cristãos, Mazagão Velho.

Abstract: This research focuses on the Feast of Saint James held annually in Mazagão Velho, in the
interior of Amapá. Initially, in order to identify the dramaturgy existing in the staging of the
Battle between Moors and Christians, which makes up the Festival's schedule, an investigation
was necessary regarding the historical course of formation of the Festival itself and the
community in which it takes place. Therefore, using the methodological notions provided by
ethnocenology, in dialogue with the studied bibliography, the community narrative had main
relevance and was acquired through field research during the celebration and also at random
moments in the context of the community's daily life. During the investigative and experiential
path, the theoretical scope gained new approaches and expanded the analysis, so that the very
concept of dramaturgy was called into question, opening space for studies focused on the field
of anthropology, with an emphasis on cultural performance, arriving to ethnodramaturgy.
Which led to the identification of the maintenance of the Festival, as a movement of aesthetic
and political resistance, as well as a struggle for survival with dignity for those who practice it.
Keywords: Ethnocenology, Dramaturgy, Ethnodramaturgy, Battle between Moors and
Christians, Mazagão Velho.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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