UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Ricardo Maria dos Santos
Titulo Narração e focalização em "Great Expectations" de Charles Dickens
Orientador(a)
Data 04/02/2002
Resumo O presente trabalho propõe estudar as técnicas de narração e focalização empregadas no romance Great Expectations, de Charles Dickens, publicado entre 1860 e 1861, e os efeitos de sentido retóricos e estéticos que tal emprego engendra. A obra, que relata a vida do protagonista Pip, apresenta uma narração que alterna seu foco entre o olhar da criança e, depois, do adolescente e do jovem Pip, e aquele do Pip adulto, que narra e articula a expressão das experiências vividas por sua contraparte mais jovem ao longo da história. A relação dinâmica entre esse narrador e os focalizadores estabelece várias posições de identificação ou distanciamento entre eles, devido aos diferentes graus de solidariedade ou crítica com que o narrador avalia as ações da criança ou do jovem Pip, acompanhando a evolução da consciência da personagem à medida que ela se aproxima da idade madura.
Ao analisarmos as características da relação entre a criança e o narrador, pesquisamos as concepções de infância que estavam subjacentes ao ambiente cultural no qual a obra foi escrita, e seus possíveis reflexos na expressão de um universo em que a criança não tinha ainda garantido para si um lugar na sociedade ou mesmo na família - das classes sociais mais baixas, pelo menos. A negação de muitas qualidades tidas por infantis para que os homens, especialmente, pudessem ascender socialmente, tornava mais complexo um crescimento emocional e interpessoal equilibrado, o que está presente na narrativa através da natureza versátil do ponto de vista. A focalização na criança permite acompanharmos como, através da voz do narrador adulto, o protagonista Pip tenta construir uma identidade própria, assim como os diferentes movimentos de aceitação, negação e reconciliação de aspectos de sua porção criança no homem maduro que ele se torna. O percurso penoso pelo qual ele conseguirá estar mais consciente de si mesmo e adquirindo valores realmente sólidos se configura um dos grandes sentidos estéticos e retóricos efetuadas pela habilidosa construção da narração e da focalização na obra.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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