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Aluno(a) |
Elaine Cristina Stankevicius Ferreira |
Titulo |
Agosto: nos liames do possível e do provável |
Orientador(a) |
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Data |
24/05/2001 |
Resumo |
Nosso trabalho tem por objetivo discutir as relações entre o discurso ficcional e o histórico tomando por base o romance AGOSTO, de Rubem Fonseca. Uma vez que a obra utiliza um contexto de referência determinado e explícito - os acontecimentos políticos que precederam a famosa "crise de agosto" e acabaram culminando com o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 - buscamos detectar nesse "diálogo" da ficção com a história, como se processa o entrecruzamento entre os campos, como se enredam e se projetam na organização da narrativa e os efeitos de sentido que daí decorrem.
A arte, como forma de conhecimento do mundo, tem acentuado seu papel como problematizadora da realidade e da história, e é no seu modo de organizar o discurso que alcança inteligibilidade. O processo criativo se constitui da relação de elementos complexos, que começa já na escolha do corpus, na seleção do recorte que se fará, dentro de uma gama infinita de possibilidades, e que determinará o segmento do mundo a ser (re)tratado. O componente ideológico, do qual a enunciação é porta-voz, se faz presente tanto na escolha da "matéria-prima" narrativizada como ainda nas estratégias textuais engendradas a fim de conferir autenticidade à representação e orientar a criação de sentidos.
Por trás de qualquer escolha há uma motivação profunda, que buscamos desvelar através da análise dos vários níveis de representação da obra e do relacionamento desta com a sua situação de produção, ou seja, o momento sócio-político-histórico no qual a obra teve origem. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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