UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Ingrid Lara de Araujo Utzig
Titulo FIC ⇄ LIVRO: FANDOM E POLISSISTEMA LITERÁRIO
Orientador(a) Profª. Rejane Cristina Rocha
Data 09/12/2021
Resumo A fanfiction A Lenda de Fausto, de Samila Lages, foi transformada em romance pela Editora
Multifoco em 2011. A partir das considerações de Henry Jenkins, Anne Jamison, Néstor
Canclini, Régis Debray, Giselle Beiguelman e outros teóricos, buscou-se discutir a mobilidade
da obra de Samila, entre quatro plataformas: o Nyah!, o zine, o blog da produtora e o livro
físico. Intentou-se compreender os trajetos que precederam a publicação, perpassando
processos de criação, produção, reprodução, circulação, recepção, difusão e editoração d’A
Lenda de Fausto. Em tal percurso, percebeu-se que a fanfiction possui (im)possibilidades
estéticas específicas do meio digital, uma vez que explora algumas potencialidades/limitações
impostas pela interface do Nyah! e se desdobra em spin-offs, pois além d’A Lenda de Fausto,
há a pré-sequência Relatos da Queda e a sequência O Trilo do Diabo. Pretendeu-se observar
a(s) poética(s) da construção desse objeto e como Samila se apropria de diferentes estratégias a
fim de estabelecer-se enquanto produtora (re)conhecida dentro e fora do microcosmo otaku. Os
objetivos do trabalho se concentraram em investigar se o(s) fandom(s), comunidade(s)
virtual(is) organizada(s) na ressignificação do conteúdo das franquias e da indústria cultural,
com regras reunida(s) em torno de uma recepção não-passiva, em um modelo de consumo
produtivo, constituem-se como sistema de cultura. Para debater essas dinâmicas, utilizou-se a
teoria dos polissistemas, de Even-Zohar (2017). Desenhou-se como segundo objetivo propor
que A Lenda de Fausto, em sua materialidade disposta no Nyah!, estabelece-se como literatura
digital, apesar de não ser uma premissa comum ao gênero fanfiction, e como a prática
empreendida na plataforma foi descontinuada e até mesmo apagada do contexto exordial na
transição para mídiuns ulteriores. O terceiro objetivo foi notar como os fatores literários do
fandom agregaram Samila ao polissistema literário por meio da transição ao mercado editorial
impresso, o que gerou uma metamorfose de status – de produtora de fics a autora –. Por fim,
buscou-se entender como se dá essa dupla existência de Samila/Ryoko, em ambientes com
funcionamentos distintos. A tese defendida foi de que A Lenda de Fausto evidencia a
intersecção de diferentes polissistemas por meio da mudança da materialidade: enquanto fic,
uma série de fatores levou à legitimação no fandom. Enquanto romance publicado em livro,
passou a ter outras formas de circulação e públicos mais amplos, gerando uma dupla camada
de consagração: na comunidade fã e na literatura amapaense.
Palavras–chave: A Lenda de Fausto. Fanfiction. Estudos de Edição. Polissistema literário.
Literatura amapaense.

Abstract: The fanfiction A Lenda de Fausto, written by Samila Lages, was transformed into a novel by
Multifoco publisher in 2011. Based on the considerations of Henry Jenkins, Anne Jamison,
Néstor Canclini, Régis Debray, Giselle Beiguelman and other theorists, this research aimed to
discuss the mobility of Samila's work, whose fluctuation occurred between four platforms:
Nyah!, a fanzine, Samila’s blog and the book. The intention was to understand the paths that
preceded the publication, going through the creation, production, reproduction, circulation,
reception, diffusion and publishing processes of A Lenda de Fausto. In such way, it was noticed
that the fanfiction has specific aesthetic (im)possibilities provided by the digital environment,
since it explores some potentialities/limits of Nyah’s interface and it unfolds in spin-offs,
because in addition to A Lenda de Fausto, there is the prequel Relatos da Queda and the sequel
O Trilo do Diabo. It was intended to observe the poetic(s) in the construction of this object and
how Samila appropriates different strategies in order to establish herself as a reknowned writer
inside and outside the otaku microcosm. The objectives of this thesis were focused on
investigating whether the fandom(s), virtual communities organized in the redefinition of
franchises and cultural industry contents, with rules gathered around a non-passive reception,
in a model of productive consumption, constitutes itself as a culture system. To debate these
dynamics, it was used the polysystems’ theory, by Even-Zohar (2017). The second objective was
to propose that A Lenda de Fausto, in its materiality displayed on Nyah!, establishes itself as
e-literature, despite the fact that it is not a common premise for fanfiction as a genre, and how
the practice undertaken on the platform was discontinued and even erased from the exordial
context during the transition to later mediums. The third objective was to notice how the
fandom’s literary factors put Samila into the literary polysystem through the transition to the
printed editorial market, which generated a metamorphosis of her status - from ficwriter to
author -. Finally, it was sought to understand how this double existence of Samila occurs, in
systems with different behaviors. The thesis defended was that A Lenda de Fausto highlights
the intersection of different polysystems through the change of materiality: as fanfiction, a
series of factors led to the legitimization in fandom. As a novel published in a book, it began to
have other forms of circulation and wider audiences, generating a double layer of consecration:
within the fan community and in the literature of Amapá.
Keywords: A Lenda de Fausto. Fanfiction. Editing. Literary polysystem. Literature of Amapá.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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