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Aluno(a) |
Dirce Bortotti Salvadori |
Titulo |
Um estudo de crônica e uma morte anunciada de Gabriel Garcia Márquez |
Orientador(a) |
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Data |
20/12/2001 |
Resumo |
De Gabriel García Márquez, com o auxílio de Mikhail Bakhtin, tentamos descobrir os enredos da escritura de Crônica de uma morte anunciada focalizando nosso olhar em busca da dialogia, da polifonia e da intertextualidade. Nossa opção por Bakhtin se deu em razão da sua estética da dialogia, da polifonia e da interxtualidade, segundo a qual o autor é o novo sujeito da criação, pois, só existindo o sujeito da criação é possível transformar a coisa, o objeto, o mundo material em discurso. Nesse sentido, aquilo que Bakhtin denomina de "discurso do herói" não se esgota na manifestação do pensamento do autor ou suas motivações prático-vitais. A consciência do herói é a consciência do outro que fala ao autor, que o completa e permite-lhe a reconstrução dos seus presumidos através desse diálogo intertextual. Talvez possamos simplificar dizendo que os textos que são o arcabouço da consciência do autor, dialogam com os textos que manifestam a consciência do outro, ou a consciência do herói, permitindo-lhes a independência de duas consciências que dialogam entre si. No decorrer da pesquisa apresentamos uma breve análise de Cem anos de solidão, considerado, no âmbito da obra de Gabriel García Márquez e do Ciclo de Macondo, como obra fundante, para, na continuidade, efetuar o estudo de Crônica de uma morte anunciada, complementando o estudo com uma leitura teatral do texto em questão, numa forma de evidenciar a polifonia e o dialogismo e a intertextualidade da obra. Assim como Édipo Rei, de Sófocles, Júlio César, de Shakespeare e Apologia de Sócrates, de Platão, Crônica de uma morte anunciada trata da relação ser-parecer, e da moira inexorável, atualizando a temática desses três clássicos. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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