UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Thiago Henrique Guedes
Titulo ESPAÇOS INFAMILIARES EM CORNÉLIO PENNA: UMA ANÁLISE DE A MENINA MORTA
Orientador(a) Profª. Juliana Santini
Data 30/11/2021
Resumo A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo estabelecer um estudo sobre o romance
A Menina Morta, de Cornélio Penna. De tal modo, partiremos de uma análise que procura
compreender o romance sob três eixos: sua recepção crítica, sua composição espaço-temporal
e a construção do insólito no livro. Do ponto de vista crítico, optamos por uma revisão sobre a
obra, observando as recepções em sua época de publicação, nos anos 1950, e pela crítica
contemporânea, atentando às pesquisas mais recentes sobre o romance. Em relação às hipóteses
da pesquisa, no tópico relativo à espacialidade e à temporalidade, o texto faz uso de conceitos
como o cronotopo, de Bakhtin, que auxilia na compreensão de uma visão de mundo e uma
noção de tempo que estão representadas no romance através do espaço da Casa-Grande. Ainda
relacionada ao ambiente, a pesquisa usa a compreensão bachelardiana da topoanálise, no
sentido de entender o simbolismo que se encontra interligado à disposição de cômodos e objetos
no interior da casa. Por fim, em relação à construção do insólito, o trabalho utiliza ferramentas
da psicanálise para definir as relações entre as personagens e os ambientes. O conceito de
“Infamiliar”, de Freud, e seus postulados sobre o luto e a melancolia são utilizados como
mecanismos para o entendimento dos elementos insólitos presentes no livro, buscando observar
como os traumas e os recalques evocam o sobrenatural, o medo e a interdição nas personagens
do romance.
Palavras-chave: Cornélio Penna, Infamiliar, Cronotopo, Espaço, Tempo

Abstract: The present dissertation aims at establishing a study about the novel A Menina Morta (1954),
by Cornélio Penna. Thus, we started from an analysis that seeks to understand the novel on
three axes: its critical reception, its spatial-temporal composition, and the construction of the
unusual within the book. From a critical perspective, the option chosen was for a review of the
author and his work, both at the time of its publication, in the 1950s, and in contemporary times,
by observing the most recent research on the novel. As to the hypotheses about spatiality and
temporality, the project employs concepts such as Bakhtin's chronotope, which helps in the
understanding of a worldview and notion of time that are represented in the novel through the
space of the Casa-Grande. Additionally, on the ambiance subject, this research makes use of
the Bachelardian understanding of topoanalysis, to understand the symbolism that is related to
the arrangement of the rooms and objects indoors. Lastly, on the construction of the unusual,
the work adopts tools from psychoanalysis to establish the relationships of the characters and
ambiances. Freud's Uncanny concept and its postulates about mourning and melancholy are
used as a mechanism for understanding the unusual elements present in the book, seeking to
observe how traumas and repressions evoke the supernatural, fear, and interdiction in the
characters of the novel.
Keywords: Cornélio Penna, Uncanny, Chronotope, Space, Time.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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